quinta-feira, 29 de maio de 2008

OEIRAS REUNIU MILHARES DE PESSOAS DO DIA DO DESAFIO


O Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam a rotina e pratiquem no mínimo 15 minutos de atividade física da 0 hora às 21:30 horas do dia 28 de maio. O Dia do Desafio acontece em toda a América Latina com o objetivo de fazerem as pessoas refletirem sobre a importância da realização de atividades físicas como benefícios para a saúde do corpo e da mente.
No Dia do Desafio, cidades do mesmo porte estabelecem uma competição (a partir da adesão ao projeto) para tentar envolver nas atividades físicas maior percentagem de pessoas, em relação ao total de habitantes. É uma disputa amigável, que estimula a participação da população. Este ano, a cidade de Oeiras concorreu com a cidade de Cajamarca na Colômbia. Oeiras, que tem como gestor o prefeito Tiel Reis, possui uma população de 35.075 mil habitantes e sua concorrente Cajamarca (prefeito Guilherme Rodriguez Moreno) possui 21. 491 habitantes.
Em Oeiras as atividades foram coordenadas pela articuladora do Selo Unicef no município, a professora Rossana Ferreira.
Durante todo o dia aconteceram várias modalidades de atividades físicas no Ginásio Poliesportivo Santaninha iniciando pela manhã com uma caminhada pelas principais ruas e avenida, que reuniu todos os alunos das escolas municipais de Oeiras, escolas estaduais e privadas. As atividades físicas foram comandadas pelos educadores físicos da rede municipal de ensino que realizaram caminhada, alongamento, corrida, dança, ginástica laboral, passeio ciclístico, jogos, brincadeiras, natação e muitas outras atividades. Além das escolas várias outras instituições da cidade aderiram ao movimento que reuniu milhares de pessoas na Praça de Eventos da cidade.
Ao final das atividades a comissão organizadora contabilizou um número de cerca de 9 mil pessoas que realizaram atividades físicas durante o Dia do Desafio.
“No desafio, os vencedores são os cidadãos que além do corpo, exercitam a integração, a liderança, o espírito comunitário e começam a compreender a importância de fazer da atividade física um hábito para os outros dias do ano”, disse Maura Holanda, educadora física.
O Dia do Desafio além de fazer as pessoas praticarem atividades físicas funciona como atividade de pontuação para a aquisição do Selo Unicef Município Aprovado.
“O Dia do Desafio é importante para o Selo Unicef Município Aprovado no sentido de mostrar que o município se preocupa e está atento a necessidade da criança e do adolescente ter consciência da atividade física para o seu desenvolvimento físico e mental, ressaltou Rossana Ferreira.
O Selo Unicef Município Aprovado é um reconhecimento internacional, concedido a municípios do Semi-árido brasileiro, que alcançaram importantes melhorias na qualidade de vida de crianças e adolescentes. “O Selo acompanha e certifica a gestão municipal, dando visibilidade nacional e internacional aos municípios aprovados, ou seja, aqueles que obtêm os melhores resultados na implementação de políticas públicas voltadas para a infância e a adolescência. Nós como gestores não podemos deixar de implementar e/ou aperfeiçoar as políticas públicas, principalmente àquelas voltadas para o bem-estar da criança e do adolescente”, enfatizou o prefeito Tiel Reis.





































Texto: Maria Helena

Fotos: Adleuza Pacheco

Nenhum comentário: