quinta-feira, 29 de maio de 2008

OEIRAS REALIZA TRADICIONAL FESTA DO VAQUEIRO


Oeiras, marco da colonização do Piauí, surgiu a partir de expedições que entraram pelo sul do Estado, no século XVII, em busca de terras para o gado. Nasceu da prosperidade da fazenda Cabrobó de propriedade do sertanista Domingos Afonso Mafrense. O seu desbravamento e povoamento deve-se ao trabalho árduo do vaqueiro, esse homem de pele tostada pelo sol, corajoso que se tornou símbolo de resistência.
“É dever de todos reconhecer o trabalho do vaqueiro, a sua resistência e sua eterna esperança em melhores dias. Esse sentimento e gratidão por estes “heróis do sertão” deve ser compromisso de todo cidadão consciente, que sonha com a vida plena para todos, que luta pela reforma agrária, que acredita na cooperação mútua e na valorização da cultura sertanista”, enfatizou o secretário de cultura e turismo de Oeiras, Stefano Ferreira.
Em Oeiras, há mais de meio século comemora-se a Festa do Vaqueiro no mês de maio. Esta tradição foi instituída por iniciativa dos padres Antônio Cardoso e João Batista, juntamente com fazendeiros, comerciantes e agropecuários. Eles criaram a Associação de Nossa Senhora da Vitória para organizar os vaqueiros, prestar-lhes assitência social e incentivá-los na sua jornada diária. Segundo o historiados Pedro Dias Júnior, a associação não mais existe, mas a idéia ainda permanece com o incentivo do poder público municipal, de pessoas da comunidade e de toda a sociedade que comemora com entusiasmo o Dia do vaqueiro, que faz parte do calendário tradicional de eventos da cidade.




Este ano, a Prefeitura Municipal de Oeiras, através das Secretarias Municipais de Agricultura e Cultura, preparou uma programação diversificada para comemorar o Dia do Vaqueiro.
As comemorações iniciam-se no dia 30 de maio com Encontro dos vaqueiros com a comissão organizadora do evento no Parque de Exposição para o sorteio dos páreos para as disputas de corrida de cavalos. Neste mesmo dia acontece o tradicional forró dos Vaqueiros no Parque de Exposição da cidade animado pela banda local Zueira e a banda Menina Cobiçada de Fortaleza Ceará.
No dia 31 será servido café da manhã para os vaqueiros. Logo depois a concentração dos vaqueiros em frente ao Museu de Arte Sacra onde acontecerão os pronunciamentos das autoridades e apresentações preparadas pelas escolas da rede municipal.
Para encerrar as comemorações ao vaqueiro acontecerão competições de corrida de cavalos em várias modalidades com entrega de premiação, sorteio de brindes e almoço comunitário.

Nenhum comentário: