sexta-feira, 16 de maio de 2008

O ANIVERSÁRIO DE UMA BARATA


Assinar um blog foi algo que aconteceu comigo de forma inusitada e epifânica. Na verdade foi a literatura, em especial a poesia, quem me guiou nesse ofício maravilhoso, não remunerado, mas prazeroso. Como num clarão, mergulhei nesse novo campo que me fascina a cada dia.
Há muito tempo, escrevia poemas e não os publicava, por falta de espaço e pela dificuldade de publicá-los em livro.
Daí, numa noite de insônia, coisa que não é comum a minha pessoa, resolvi navegar por várias páginas, onde a poética era a matéria prima principal, sem nenhuma burocracia, custo ou linha editorial, poetas se despiam em blogs que democratizavam sentimentos, pensamentos e linguagens.
Naquela noite, decidi criar o “A cor da chita”, um blog onde eu pudesse me expressar poeticamente, onde eu pudesse compartilhar opiniões, publicar meus minicontos, artigos e conversar fiado. Lembrei-me agora do livro "A Paixão Segundo G.H" da maravilhosa Clarice Lispector, onde a narradora dirige-se ao quarto da empregada, que acabara de deixar o emprego. Lá vê uma barata, saindo de um armário. Isso provoca-lhe uma náusea,um nojo, mas ao mesmo tempo , é o motivo de uma longa reflexão de sua própria existência, sempre resguardada, sempre muito acomodada. A visão da barata é o seu momento de iluminação após o qual já não é a mesma. O a cor da chita é minha barata. Depois dele já não sou o mesmo, pois encontrei um canal meu, onde posso ousar, falar e me deliciar com o meu próprio delírio.
Como uma brincadeira, decidi dar o nome, usando uma expressão popular muito usada por esses sertões de dentro. Coisa que chamou a atenção desde o primeiro dia de postagem.
O meu blog, hoje é meu brinquedo predileto, meu palco sem cortinas, minha praia, com quem brinco com seriedade, com palavras e imagens.
Tem um estilo contemporâneo, uma forma própria de ver o mundo e se mostrar a ele.
Completando um aninho de vida, eu só posso comemorar, a liberdade e praticidade de gritar para o mundo todo o que penso e o que vejo com meu olhar.
Agradeço a todos aqueles que lêem e comentam os posts, aos amigos que colaboram, ao Portal do Sertão que colocou o A Cor da Chita como um dos seus links permanentes com a denominação de "Blog do Stefano", bem como à página de Oeiras do portal 180 Graus, ao blogsite Rock de Rua, ao blog Mural da Vila, ao blog Mosaico da Vila, á página de Oeiras do site Canal 13 e aos meus amigos do Solar das 12 Janelas.

Viva a possibilidade de expressão livre que um blog nos proporciona.
Que a estrada seja sem fim!

Stefano Ferreira, 13 de maio de 2008

acesse
A Cor da Chita

Nenhum comentário: