quarta-feira, 28 de maio de 2008

Aposentados visitam centro histórico de Oeiras


O Sindicato dos Bancários do Piauí, através da Secretaria de Aposentados, realizou uma excursão com 27 aposentados para conhecer de perto o centro histórico da cidade de Oeiras, a primeira capital do Piauí

Durante o passeio que contou com a participação do vice-presidente do Sindicato, Valdisar Leandro, o grupo, que recebeu a denominação de “Mensageiros da Alegria”, seguiu um roteiro turístico que incluiu visita à Catedral de Nossa Senhora das Vitórias; Museu de Arte Sacra e Casa do Visconde da Parnaíba; Espaço Arte e Casa do Primeiro Médico do Piauí; Casa do Divino Espírito Santo; Sobrado Major Selemérico; Igreja Nossa Senhora do Rosário; Passos da Paixão e a estátua de Nossa Senhora das Vitórias.

Na oportunidade, o secretário de Cultura de Oeiras, Stefano Ferreira, ministrou uma palestra sobre a cultura sertaneja da cidade, enfatizando as potencialidades culturais exploradas nos dias atuais e que poderão ser exploradas futuramente. “Mas a exploração turística depende de infra-estrutura que vem avançando bastante nos últimos governos, todavia, necessita mais e mais nos governos futuros para que a cidade possa explorar toda a sua potencialidade e proporcionar o conforto desejável pelos visitantes”, explica.

Seguindo a programação, o grupo assistiu a uma apresentação de música ao vivo na Praça Leônidas Melo. Nessa programação, os turistas Antônio Neto, Chico Reis e Ana Diva se apresentaram cantando músicas de suas preferências. Em seguida, o artista plástico Leandro Melo também se apresentou fazendo uma retrospectiva sobre Noel Rosa e Pixinguinha. O grupo também aproveitou para saborear as delícias da culinária de Oeiras.

Na avaliação de Francisco Reis, diretor de Aposentados, o ponto forte desse encontro foi a integração e a consolidação do grupo. “Vale a pena destacar a consciência, o compromisso e o carinho demonstrado pelo secretário de Cultura com a sua cidade”, observa, agradecendo ainda a desenvoltura, a firmeza e a clareza das informações prestadas pelo guia turístico que acompanhou o grupo.

Foto: Adleuza Pacheco
Fonte: Redação Meio Norte

Nenhum comentário: