segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Viva Oeiras Esporte e Lazer fecha campeonato com chave de ouro


Depois de quase 3 meses de treino intensivo, o projeto que tem como objetivo o estimulo à pratica de esportes e ao lazer, fechou as atividades de 2008 com campeonato de futsal, apresentação unida dos 2 maiores grupos de capoeira de Oeiras, grupo de hip-hop , dança afro e karatê. O projeto é uma realização da associação Levante Cultural Mãos de Oeiras, com apoio da FUNDESPI e do Espaço Arte. O evento reuniu no CAIC mais de 750 jovens atletas, pais, amigos e desportistas oeirenses. A quadra poliesportiva esteve lotada durante todas as noites e culminou com a entrega da premiação e homenagens aos veteranos do futsal Oeirense, neste domingo - 7 de setembro.

Destaque para o capoeirista Augusto Kennedy, introdutor da capoeira no município, que prestigiou o evento com atenção especial, Mestre Marquito e Mestre Tartaruga, que montara uma bela apresentação conjunta. O grupo de Dança Afro, coordenado por Milena Victória, passa a formar um novo grupo de dança da cidade e promete desenvolver-se para o próximo ano, através de treinamento de novos participantes no grupo e apresentações mensais no Espaço Arte. Zacarias Samurai, esse nosso grande atleta e campeão demonstrou todo seu carisma e capacidade técnica, além de um belo grupo de jovens karatekas sob seu comando equilibrado, harmonizador e mestrando as artes do Karatê e Katá.

O nível técnico, a disciplina e garra do grupo fez com que o campeonato transcorresse com organização e excelentes resultados, apesar de todas as dificuldades que os desportistas enfrentam na cidade, que sequer possui uma quadra de qualidade disponibilizada para treinos e eventos. A dificuldade na realização da final, por falta de disponibilização de quadras estruturadas não diminuiu a empolgação do grupo. Como resultado da primeira fase deste projeto, Oeiras ganhou 12 times unidos, todos devidamente uniformizados com padrão próprio e tênis, bolas, bombas de encher, coletes para treino.
A equipe técnica foi formada pelos professores Ceiça França, Luciano Dantas, Henrique Sobreira e Romildo Borges, orientados pelos árbitros Valderi, Natan, Teodoro e Joacy Belfort. Os times estão organizados para novas disputas inter-bairro ao tempo que o corpo técnico está preparando duas seleções de jovens atletas para integrarem dois futuros times e craques do futsal que irão representar Oeiras e buscar apoio para campeonatos intermunicipais e interestaduais a partir de 2009.
O coordenador do projeto, Jadson Santos, relata a participação efetiva de 144 atletas do futsal oeirense, 45 capoeiristas, mais de 30 adeptos do hip-hop e dança. O grupo New Black Crew realizou oficina de hip hop, entusiasmando a platéia e conquistando novos adeptos. Os capoeiristas deram nobre exemplo de união por uma causa única, apresentando-se harmoniosamente e em grupo. Foi um lindo espetáculo de cidadania, em que o esforço do grupo superou todas as dificuldades.
Os times Canela e Jureminha foram os grandes campeões do torneio.

Foto: Emanuel Vital

Nenhum comentário: