quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Oeiras, 17 de setembro de 2008
Carta Aberta dirigida:
Aos candidatos a prefeito Aleksandra Tapety e B. Sá
Aos candidatos o vice-prefeito Fatinha de Doutor e Mário Freitas
A todos os candidatos a vereador
Aos Comitês eleitorais de ambas as coligações


Senhores:

No próximo dia 27 de Setembro de 2008 o jardineiro aposentado da Prefeitura de Oeiras José Hipólito Marinho, o Zé de Helena, estará completando oitenta anos. Serviu com amor e dedicação a todos os governos que se sucederam tendo sido contratado pelo já falecido prefeito José Tapety e aposentado no final da gestão do prefeito B. Sá (1986) sendo querido e respeitado por todos. O excelente conceito que desfruta o Zé de Helena foi também demonstrado no último dia 24 de janeiro de 2008, quando ele recebeu as medalhas do Mérito Mafrense e Renascença das mãos do prefeito de Oeiras, Tiel Reis e do governador do Estado, Wellington Dias, respectivamente.

A acirrada disputa eleitoral que se desenvolve em Oeiras, parte do jogo democrático, faz, no entanto, muitas vezes, que se esqueçam valores tais como o regozijo pelo transcurso do aniversário de alguém assim tão querido por todos. Não há quem possa, independentemente de sua opção político-partidário, deixar de reconhecer a carismática bondade e espiritualidade daquela figura linda que tão intensamente participou da vida cívico-religiosa da primeira capital.

Escrevo aos senhores porque entendo que, sem o menor prejuízo das respectivas campanhas, sem que nenhum possa acusar o outro de manobra, será possível, a par de prestar ao Zé de Helena uma belíssima, merecida e inesquecível homenagem, Oeiras dar, ao Piauí e ao Brasil, uma lição de civilidade e espiritualidade: que acima das paixões eleitorais há valores imorredouros como a amizade, o respeito e o amor ao próximo.

Minha proposta é simples e clara: Que os Comitês eleitorais das coligações acedam em uma trégua na propaganda dos respectivos candidatos, e que, no próximo dia 27, por minutos que seja, coordenadamente, os carros de som circulem alardeando a seguinte mensagem:

“Parabéns Zé de Helena, pelos seus oitenta anos vividos na paz e no bem. Oeiras te ama, e, nesse dia, quer te dar um abraço arrochado e takar-lhe um beijo caloroso. Você nos faz ter mais orgulho de nossa terra!




Joca Oeiras, o anjo andarilho



Nenhum comentário: