quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Muito além do Jardineiro

*Joca Oeiras

“Sinto-me feliz porque toda a minha vida trabalhei, com amor, por ti, Oeiras!”
Zé de Helena

Dar a um bem público, o nome do jardineiro aposentado José Hipólito Marinho, o Zé de Helena, justamente às vésperas de seu aniversário natalício tem todo o cabimento, mormente em se tratando de uma praça pública como tantas outras que ele cuidou durante os anos que trabalhou na Prefeitura Municipal de Oeiras.

Mas não haveria nada errado, ou fora de lugar, se essa figura impoluta fosse lembrada para nomear uma escola, posto de saúde ou qualquer outro equipamento em nossa cidade. O proficiente jardineiro Zé de Helena, imaginoso proprietário de um Castelo, à noite e nos fins de semana se transmutava em diligente e solícito garçon e, nas festas cívicas e religiosas, produzia trabalho abnegado atendendo a todos que lhe pediam ajuda; essa Brisa do Mar, como é, também, carinhosamente chamado, até por ser, profundamente, um jardineiro, foi, e é, muito mais do que isto: incorporou-se, de tal forma, ao imaginário coletivo que hoje em dia seria impensável Oeiras sem Zé de Helena.

Por outro lado, é bom dizer, a população do Jureminha, a par de receber tão ansiado melhoramento comunitário, deve sentir-se, também, honrada pelo privilégio de ter, a partir de hoje, em seu bairro, a Praça Jardineiro José de Helena. Uma praça com este nome certamente inspirará o Amor, a maior lição que o Zé nos deu durante toda a sua vida! Obrigado por tudo, jardineiro fiel!

Nenhum comentário: