segunda-feira, 7 de abril de 2008

“SUCESSO NO BRASIL É OFENSA PESSOAL" (Tom Jobim)


Caríssimo Joca Oeiras,Muito me emocionou o texto sobre o livro, Passos do Bom Jesus, Narrativas de Fé.
Não apenas pelo fato de ter elogiado a forma simples e sutil da narrativa, mas sim, por ter entendido a concepção da simples e despretensiosa obra.
Na verdade, o livro não se trata de uma análise teórica sobre os passos, até por que no campo jornalístico, não se defende nada, não se atesta, nem se cria, mas sim , relata-se.
Mesmo assim, a obra tá cumprindo um dos seus objetivos, está sendo lida e comentada, isso já nos gratifica, pois obras comentadas, são obras manuseadas. Diferentemente de algumas lançadas, compradas por mera conveniência, mas colocadas em estantes como bibelôs.
A obra foi lançada e quando se lança uma obra, espera-se que ela cause algo no público leitor. Muitos serão aqueles que farão críticas sem fundamentação, como esta que foi feita por esse seu amigo.
Entretanto, as críticas positvas acerca do livro que já foram feitas, para nós, eu e Pedro, já pagaram a coragem de colocar a cabeça a prêmio e de junto com o Professor e Jornalista Orlando Berti, sermos os iniciadores de um movimento comunicacional, denominado por nós como Estudos Comunicacionais da Oeirensidade.
Outros livros virão, para a leitura prazerosa de uns e para o desconforto de outros.Obrigado Joaquim, pelas palavras lúcidas acerca da nossa obra objetiva que tem a essência do jornalismo literário: Narrar boas Histórias.Que ela continue tocando pessoas sensíveis como você!
Oeirensemente,
Stefano Ferreira, Jornalista, Professor, Poeta, Cronista, Atual Secretário de Cultura de Oeiras, Produtor Cultural e Oeirense da Gema

Nenhum comentário: