sexta-feira, 4 de abril de 2008

CAPITAL DA FÉ? E DE QUE MAIS?

Constantemente me questiono sobre o fato de Oeiras ser conhecida como a Capital da Fé. Não que este titulo me desagrade ou que me incomode com as festas religiosas que aqui acontecem. Absolutamente.
Estes questionamentos sempre faço. Principalmente quando vejo aumentar a cada dia o numero de suicídios em Oeiras. Confesso que fico espantado com o crescente número de pessoas que tiram sua vida. Aí me vem a pergunta: que fé é essa? Em quem estão depositando sua fé?
Oeiras não é e nunca foi a Capital da Fé. Um povo que tem fé, desde que seja na Pessoa Certa, não tira sua própria vida. Pois quando depositamos nossa fé em um Deus verdadeiro, somos fortalecidos, pois como diz a Bíblia: “A minha graça te basta. Porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Se realmente tivermos fé no Deus vivo, seremos fortalecidos e conseguiremos vencer as barreiras e dificuldades que se puserem em nosso caminho e “Mal nenhum chegará a tua tenda”.
Mas, Capital da Fé e de que mais? Dos suicidas? Da prostituição infantil? Dos menores cheirando cola em plena luz do dia? Dos “finos” fumando maconha na Praça da Bandeira na Quinta Feira Santa sob o potente som dos seus automóveis? Das bocas de fumo em todos os bairros? De meninos se prostituindo por R$ 10, 00 ou um tênis ou um aparelho celular? Daqueles que acabam seu minguado salário bebendo em excesso nos bares de beira de calçadas?
Muitos sim têm fé, creio nisso. Mas estes não fazem com que a cidade se torne a “Capital da Fé”. Este título é sim importante para atrair mídia, atrair turistas que chegam aqui e se impressionam com a grandiosidade das festas, procissões e celebrações. Para isto apenas serve este titulo. E nesse caso temos que continuar a usá-lo, pois este ano vimos claramente diminuir o número de pessoas nas procissões. Se não tomarem cuidado, em breve os professores terão que dar “pontos” para os alunos irem as procissões. Precisam urgentemente fortalecer o marketing.
Se Oeiras é a Capital da Fé, tenho certeza que esta não é a Oeiras em que vivo.

“Qualquer fé depositada em outra pessoa que não seja a pessoa de Jesus Cristo, é morta”.


Lameck Valentim

Nenhum comentário: