domingo, 13 de abril de 2008

EU CHOCO? E O QUE ME CHOCA?

Sempre quando coloco em minha coluna ou aqui neste blog, algo que consideram “negativo” para Oeiras recebo muitos comentários e e-mails dizendo que faço uma propaganda negativa da cidade, que eu choco as pessoas. Mas será que falar do que realmente acontece aqui é fazer propaganda negativa? E será que nada me choca?
Quando noticiei sobre o fato de que muitos menores cheiram cola em plena luz do dia, e que cocaína e crack são uma realidade de Oeiras, fui bombardeado por muitos comentários e e-mails, muitos até ofensivos. Não me espantei com isso, por que em Oeiras existem muitas pessoas que não enxergam um palmo diante dos seus narizes. No máximo só conseguem olhar para baixo e enxergarem seus próprios umbigos. Umbigos sujos.
Pois eu vou digo: propaganda negativa maior é a mentira e a omissão. Em vez de querer negar os fatos, vamos procurar fazer alguma coisa por esses menores que estão estragando suas vidas envolvendo-se com drogas; vamos incentivar a educação e a prática desportiva e artística de menores envolvidos em prostituição; vamos tentar impedir o trabalho dos “vaqueiros e vaqueiras” que empurram nossos “novilhos e novilhas” para os braços de seus “touros” sedentos e violentos. Vamos trabalhar pelo equilíbrio emocional das mentes suicidas de Oeiras.
Pois é. Eu choco? Pois tudo isso me choca. Essa realidade patente diante dos nossos olhos que só os alienados e covardes não querem ver. Não pensem que ficar 24 horas dentro dos nossos templos, de nossas suntuosas igrejas aliviará a nossa culpa. Pois somos todos culpados. Todos pecamos. Pecamos pela omissão. Pecamos por não fazer nada para mudar este quadro. Pecamos por fecharmos os olhos. Pecamos por sermos grandes covardes. Pecamos pela negligência.
Vamos sair dos nossos templos, deixar as orações que não chegam ao teto das nossas igrejas. Deixar de ações farisaicas. Vamos deixar os rosários, terços e escapulários. Vamos sair de nós mesmos e viver. Mas uma vida digna, que possa contribuir para o engrandecimento social. Vamos das as mãos e fazer uma Oeiras melhor.

Um comentário:

Israell - bobi disse...

A verdade,Lameck,é justamente esta que você falou: o problema esta na mentira,na omissão,na REPRESSÃO.A mentalidade oeirense vive caracteristicamente arraigada de um profundo enclausuramento realístico,onde a realidade ainda é encarada com disfarces,máscaras e rótulos.Quero saber até quando o povo de Oeiras vai conseguir ser tão ignorante assim.