terça-feira, 29 de abril de 2008

O CONGO AINDA PULSA

Foto: Lúcia Vanda



No último sábado, aconteceu no adro da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, na "doce colina", bairro de afro descendetes de nossa Oeiras, a gravação de um documentário promocional do Grupo Congos de Oeiras.

O resultado das filmagens será editado e mostrado para todo o Brasil, através da Globo Nordeste, na já conhecida campanha "São João do Nordeste", veiculada durante todo o período junino na Rede Globo de Televisão.

O grupo foi escolhido pela produção da Globo local e gravou passagens em vários pontos da cidade com uma uma valorização da tradição, mostrada em entrevistas e imagens de fotografia bem poética.

Um dos pontos altos da gravação, foi a tomada feita no mirante do morro da cruz ao nascer do sol, bem como a gravação em clima de festa junina, feita em frente a Igreja do Rosário a noite.

A gravação, contou com uma produção toda especial que teve o apoio total da Prefeitura Municipal de Oeiras, através da Secretaria de Cultura do Município, bem como da Fundação Nogueira Tapety.

O local foi ambientado de São João, com bandeirinhas e iluminação especial, lembrando as quermeces e festas de santos, o figurino foi todo colorido com as saias de chitas, que são também usadas pelo grupo. A produção do grupo ficou por conta do figurinista e produtor oficial dos Congos de Oeiras Prof. Washington.

As mulheres daquela comunidade, deram sua parcela de contribuição, dinamizando as duas barracas de palha que foram montadas para dar maior dinamismo ao evento.Muita paçoca, maria isabel e chá de burro foi vendido ao público.

A população do bairro atendeu ao chamamento, animando e comemorando esse presente para o grupo, que tem se apresentado em vários eventos pelo Brasil, inclusive do maior festival de folclore do Brasil, na cidade de Olímpia-SP.

Para registrar tudo a Fundação Nogueira Tapety convidou a fotógrafa Lúcia Vanda, que fez um making of fotográfico completo desse show folclórico. As fotos serão brevemente expostas, garante Lúcia.

(FOTE: BLOG A COR DA CHITA)

Nenhum comentário: