quinta-feira, 19 de junho de 2008

Oeiras pode virar deserto

A cidade de Oeiras, localizada a 313 km de Teresina foi relacionada entre os municípios que estão em processo de desertificação. O Piauí já há algum tempo se tornou referência sobre o assunto em virtude do avançado estagio de desertificação no sul do estado no município de Gilbués. Neste município a degradação do solo tem como fator principal a mineração de diamante. O estagio de desertificação em Gilbués é tão grave que os buracos provocados pela erosão já chegou ao perímetro urbano do município.
Segundo o Instituto DesertPiauí, A cidade de Oeiras foi inclusa entre as cidades que estão em processo inicial de desertificação, e que se não forem tomadas algumas medidas de contenção da área em degradação, o município facilmente apresentará as mesmas características das apresentadas atualmente em Gilbués.
Em Oeiras, as principais práticas que estão ocasionando o empobrecimento do solo são a agricultura e pecuária. Essas práticas são feitas pelos agricultores sem um prévio acompanhamento técnico. È comum o agricultor fazer desmatamento, queimadas e usar durante sucessivos anos a mesma área de terras para plantar o mesmo tipo de cultura, empobrecendo o solo em nutrientes e matéria orgânica. A falta de chuvas ou excesso delas em um curto período contribui também para a lavagem do solo, o que acelera o processo de desertificação no município.

Nenhum comentário: