segunda-feira, 2 de junho de 2008

Congos de Oeiras homenageou personalidades


O grupo Folclórico Congos de Oeiras realizou ontem dia primeiro de junho a entrega da insígnia “Esperança Garcia”. A entrega da comenda foi uma forma de homenagear aquelas personalidades negras que se destacaram na sociedade oeirense na realização de suas atividades. A entrega da insígnia aconteceu na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, após a celebração de uma linda missa afro, presidida pelo padre Francisco Barbosa. Em seguida foi oferecido um coffe break aos presentes e depois festa popular no bar Cabana com Michel do Acordeon e Banda.

QUEM FOI ESPERANÇA GARCIA?


Em 1770, muito antes da Princesa Isabel, uma escrava chamada Esperança Garcia, destacou-se pela sua coragem ao redigir uma petição dirigida ao governador da Capitania do Maranhão, Gonçalo Lourenço Botelho de Castro, os maus-tratos sofridos nas mãos de Antônio Vieira de Couto, inspetor de Nazaré, localidade que hoje é o Município de Nazaré do Piauí (PI). Na mais antiga petição escrita por um escravo no Brasil, ela denuncia os maus-tratos sofridos a partir do confisco das fazendas dos jesuítas pela Coroa Portuguesa. Pediu ainda que fosse devolvida à Fazenda Algodões e que sua filha fosse batizada.
Segue abaixo o inteiro teor da carta, escrita em 6 de setembro de 1770:
“Eu sou hua escrava de V. Sa. administração de Capam. Antº Vieira de Couto, cazada. Desde que o Capam. lá foi adeministrar, q. me tirou da fazenda dos algodois, aonde vevia com meu marido, para ser cozinheira de sua caza, onde nella passom to mal.
A primeira hé q. ha grandes trovoadas de pancadas enhum filho nem sendo uhã criança q. lhe fez estrair sangue pella boca, em mim não poço esplicar q. sou hu colcham de pancadas, tanto q. cahy huã vez do sobrado abaccho peiada, por mezericordia de Ds. esCapei.
A segunda estou eu e mais minhas parceiras por confeçar a tres annos. E huã criança minha e duas mais por batizar. Pello q. Peço a V.S. pello amor de Ds. e do seu Valimto. ponha aos olhos em mim ordinando digo mandar a Procurador que mande p. a fazda. aonde elle me tirou pa eu viver com meu marido e batizar minha filha q. De V.Sa.
sua escrava EsPeranÇa garcia”


HOMENAGEADOS COM A INSIGNIA ESPERANÇA GARCIA
*Dr Benetino
*Zelina e Amadeus Reis
*Jesus Gomes(amor)
*Anatália Santos
*Padre Francisco Barbosa
*Joca Oeiras
*Dona Balbina
*Cristovam Mendes(Doró)
*Chico Romão
*Seu Hermínio
*Antônio Carlos Valentim
Fonte: Emanuel Vital - www.meionorte.com/oeiras

Nenhum comentário: