segunda-feira, 14 de julho de 2008

Ipop/Meio Norte: Aleksandra Tapety tem 52,7% e B. Sá 38%

Aleksandra Tapety (PMDB), representante do tradicional clã dos Tapety em Oeiras, larga na frente na corrida pela prefeitura da "Primeira Capital". É o que revela a primeira pesquisa realizada no município nesta campanha, pelo Instituto Piauiense de Opinião Pública (IPOP) para o Sistema Meio Norte. Aleksandra registra uma vantagem de 14 pontos para o deputado B. Sá (PSB): ela tem 52,7% da intenção estimulada, contra 38%. A sondagem foi realizada nos dias 4 a 6 de julho, ouvidas 300 pessoas com 16 anos ou mais, distribuídas proporcionalmente nas zonas urbana e rural. A margem de erro é de 5,7% para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Fórum Eleitoral de Oeiras através do processo 828/2008.


Os números do IPOP revelam a velha rivalidade oeirense entre "Boca Preta" (grupo que tem em B. Sá o principal nome) e "Tupamaros" (ligados aos Tapety), que divide a política da cidade há décadas. A polarização se estabelece, neste momento com a liderança de Aleksandra, mulher do ex-prefeito Tapety Neto (1997-2001) e nora do ex-deputado Juarez Tapety. Escalada para dar seqüência ao domínio Tupamaro, a fotografia do momento a coloca líder tanto na pesquisa espontânea quanto na estimulada.


A polarização entre os dois grupos fica clara na pesquisa espontânea, quando 60% dos entrevistados já apontam uma preferência. Aleksandra tem 42% das intenções de votos dos entrevistados, contra 28,7% dados a B. Sá, que entra na disputa com o suporte de várias forças de oposição à atual administração de Tiel Reis, ligado aos Tapety.


O número de indecisos é de 23%, outros 2,3% dizem que não votarão em ninguém e 4% apontam outras opções, como o próprio Tiel e a denominação "Boca Preta".


O fato de haver uma candidata mulher não faz que o eleitorado feminino se decante por uma opção: está entre as mulheres o maior índice de indecisos (29%, contra 16,5% entre os homens). Na análise por faixa etária, os maiores de 60 anos são mais indecisos (26,7%) que os jovens entre 16 e 18 anos, os mais decididos: somente 13,3% não têm uma opção efetiva neste momento da campanha. No que diz respeito à distribuição geográfica, ainda não têm uma opção espontânea 21% da zona urbana e 23% da zona rural.



Fonte: Portal Meio Norte

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