sábado, 18 de agosto de 2007

'Se o PI deixar de existir ninguém fica chateado'

O presidente da Philips para a América Latina, Paulo Zottolo. Em entrevista ao Jornal 'Valor Econômico', ironizou o Piauí. Zottolo disse que o Brasil não pode se transformar em um "Piauí", isto é, "tanto faz como tanto fez". Para ele, o Piauí é um estado que se sumir do mapa, ninguém vai sentir falta. "Não se pode achar que o país é um Piauí, no sentido de tanto faz quanto tanto fez. Se o Piauí deixar de existir ninguém vai ficar chateado", comentou.
O deboche mexeu com todos os pieuienses, que imediatamente começaram a rebater esta piada de mau gosto.
O Governador do Piauí, Wellington Dias reagiu com a seguinte nota: "Tenho certeza de que o capitalismo afasta o homem do ser humano. Que Deus dê a ele a oportunidade de conhecer o Piauí e os homens e mulheres que aqui vivem. Para se ter uma idéia, o Piauí tem 80% de suas florestas nativas preservadas e produz oxigênio para o Brasil e para o mundo. O Piauí, segundo estudos em andamento, tem uma das maiores bacias de gás e petróleo do país. É do Piauí a melhor escola do Brasil, eleita dois anos consecutivos pelo Enem. O Piauí tem a melhor produtividade de soja, mel e algodão do país. Por coincidência, um piauiense, José Horácio de Freitas, foi diretor financeiro da Philips. Por ele e por todos os cidadãos piauienses deveríamos ter respeito. E faço a ele o convite para vir conhecer o Piauí."
O senador Heráclito Fortes (DEM) fez pronunciamento criticando a declaração de Zottolo. O parlamentar lembrou que o
empresário preside a Philips no Brasil, disse compreender o fato de o executivo estar "com problemas concorrenciais", com a LG e a Sansung, que disputam com a Philips o mesmo mercado."Ele deve estar irritado, atarefado e, agora, empolgado com essa campanha que realmente é meritória. Porém, para comandar uma campanha dessa natureza, é preciso, no mínimo, ter equilíbrio e respeitar os estados da Federação, porque eu também cansei de arrogância e de prepotência", atacou o senador.Heráclito também condenou Zottolo pela "falta de humildade", aconselhando-o a buscar lições nesse sentido com ex-dirigentes da multinacional holandesa, a exemplo do piauiense José Horácio Gayoso. "O Zottolo talvez não saiba que a própria Philips, por meio de um piauiense que foi dirigente dessa empresa, não só no Brasil, mas também na Holanda, o senhor José Horácio Gayoso, investe maciçamente, talvez no maior projeto individual da Philips no Brasil, em programas sociais no estado do Piauí, focados na área de educação ", disse.Já o senador Mão Santa (PMDB) foi ainda além. Ele também se manifestou em apoio a Heráclito Fortes e disse que Zottolo era "um ignorante da história" do país e, em uma brincadeira com seu nome, chamou-o de "tolo", acrescentando depois os adjetivos "arrogante" e "imbecil"."O nome dele é Tolo. É preciso saber, tolo, que o Piauí, como mostra a História do Brasil, primeiro foi colônia de Pernambuco. Nós nos libertamos de Pernambuco depois de mais de 200 anos de colônia e fomos durante 100 anos colônia do Maranhão. É um Estado novo. E hoje, ó tolo, ó ignorante, ó imbecil, é o aniversário de Teresina, de Teresina, tolo, ignorante, imbecil da Philips. Você está cansado? Nós não nos cansamos, não; nós somos da luta".E continuou: "É preciso saber, tolo, ignorante, imbecil, que Teresina foi a primeira capital planejada deste País. Tolo, ignorante, imbecil, cansado, a primeira capital planejada deste País foi Teresina, que inspirou Belo Horizonte, que veio depois. Teresina tem 150 anos, Belo Horizonte, pouco mais de 100. Outras capitais planejadas: Goiânia, Brasília, que tem pouco mais de 40, e Palmas. Teresina é a primeira capital planejada. Ó tolo, ignorante, imbecil, cansado, atentai bem: Teresina, tem 150 anos." (Fonte: 180 graus)

Nenhum comentário: