sábado, 11 de agosto de 2007

Grupos defendem o melhor do sua cultura

Todos os estados brasileiros possuem um alto potencial de desenvolvimento do turismo voltado para o folclore. Cidades com tradições históricas e culturais atraem turistas em busca dessas manifestações.
O folclore regional ganha a simpatia do turista e impulsiona a divulgação das práticas culturais, preservando e mantendo o registro do patrimônio cultural.
A cidade de Olímpia – SP é considerada a capital nacional do folclore, tendo esse título, por sitiar o Festival Nacional de Folclore, que é o maior do gênero no país.
Durante o festival a cidade respira folclore 24 horas. Isso por que os grupos que se apresentam na festa à noite fazem uma peregrinação durante o dia por toda a cidade. Se for ao banco, tem um grupo dançando, no Museu do Folclore vai encontrar um grupo lá, na praça também e por aí vai.
Enquanto isso, no local reservado para o festival, são promovidos debates sobre folclore, mostras e oficinas de artesanato, mini-festival de folclore com as crianças e gincana de brinquedos tradicionais infantis. Até a praça de alimentação oferece comidas típicas de cada estado brasileiro.
Olímpia é referência nacional em termos de estudos folclóricos, a grande dificuldade é o patrocínio. Embora o festival atraia mais de 100 mil pessoas, o setor privado oferece resistência. Eles não perceberam que o público é muito grande e a festa é muito boa e o retorno de um grande investimento gera resultados plausíveis.
A manutenção dos traços originais do folclore é uma preocupação sempre presente, em não deixar de modo algum perder as raízes, preservar as origens é extremamente importante. Na medida em que é feito o turismo em massa, a localidade fica mais vulnerável.

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