terça-feira, 11 de março de 2008

Jornalistas lançam livro nesta Quinta Feira da Fugida


Narrar histórias de vida e fé dos devotos do Bom Jesus dos Passos é fotografar as microhistórias que se entrelaçam nesse profundo e enigmático ritual secular de Oeiras.

Histórias de vida que se misturam ás tradições populares e religiosas da velha capital do Piauí, levando homens e mulheres a se dedicarem ao apostolado dos Passos.

Essa é a concepção utilizada pelos jornalistas Stefano Ferreira e Pedro Dias de Freitas Júnior, no livro Passos do Bom: Jesus Narrativas de Fé que será lançado dia 13 de março, quinta-feira da fugida no Café-Oeiras.

O livro é fruto do trabalho de conclusão de curso dos jornalistas na Universidade Estadual do Piauí, em Comunicação Social.

Segundo os mesmos, a obra tem linguagem clara e objetiva e se baseia em relatos de pessoas envolvidas no ritual dos passos. São narrativas que vão tecendo o ritual do ponto de vista dos bastidores, daqueles que sustentam a tradição, mostrando as várias relações comunicativas sedimentadas nesse contexto.

Partindo do princípio do jornalismo, o livro tem fácil leituras,que mesmo com a objetividade que um livro reportagem deve ter, não deixa de pintar relações profundas e místicas que o evento folkcomunicacional possui.

O trabalho teve orientação do Jornalista e Professor Mestrando Orlando Berti, que tem suas fotografias ilustrando os capítulos e projeto gráfico do designer e arquiteto oeirense Edmo Campos.

A apresentação no lançamento será da Professora Tiana Tapety e show musical de Rosinha Amorim e Rubenir Miranda. O evento acontecerá ás 22:00h, logo depois da fugida do Bom Jesus dos Passos.

Nenhum comentário: