terça-feira, 11 de setembro de 2007


UMA MADALENA ARREPENDIDA?
Lameck Valentim


Hoje ouvi uma coisa que me deixou bastante pensativo. Não que nunca a tivesse escutado, mas que somente agora parei para analisar esta afirmação. Uma colega disse: ”eu não me arrependo de nada que fiz”.Não sei o que você sente quando escuta isso. Mas confesso que fiquei com um certo complexo de inferioridade. Para completar (eu diria mesmo, piorar), essa frase sempre vem antes de outras como: “só me arrependo do que não fiz” ou ainda “eu faria tudo outra vez”.
Você não sente uma certa “inveja” dessas pessoas que só tomaram decisões acertadas na vida, fizeram sempre as melhores escolhas, andaram sempre pelo caminho das pedras?
Por acaso é feio reconhecer as nossas cabeçadas do passado? Que mal há em olhar para trás e, lembrarmos certos episódios, dizer: “isso eu não faria novamente?”
Aí vem aquele amigo que diz: “mas tudo valeu como experiência”. OK, tudo vale como experiência, mas nem todas as experiências valem a pena.
Vai me dizer que todo mundo casou com a pessoa certa, escolheu a profissão certa, ganha o salário que merece, leva a vida do jeito que gostaria que a vida fosse?
Não que eu seja “uma Madalena arrependida”, mas é extensa a lista das coisas das quais eu me arrependo e que jamais faria de novo.
Paguei muita conta para vagabundo, beijei a boca de quem não devia, dormi com quem não merecia, confiei meus segredos a quem não soube guardá-los, desisti antes da hora, fiquei além do tempo, voltei quando devia ter ido mais longe, acreditei em cada coisa, duvidei de quem disse me amar. No trabalho, foram vários desacertos.
Por isso tudo me falta coragem para posar de herói e dizer que tudo valeu a pena porque a alma não era pequena.
Até porque, muitas das escolhas que fazemos, se dão quando ainda nem sabemos direito quem somos, o que queremos, para onde vamos. É difícil acertar com tanta antecedência. Quando percebemos qual é a nossa, já era.
Por sorte, as coisas sempre têm conserto. Se não é possível trocar de embarcação, o rumo do trajeto pode ser mudado a qualquer instante. O leme está sob nosso comando.
Na minha opinião, reconhecer os erros do passado, longe de ser uma vergonha é a única garantia de um futuro feliz.

Nenhum comentário: