quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Não conhecem o Piauí
*Emanuel Vital

Ora, parem com isso. Virou moda baixar o nível com o Piauí? É uma pena para aqueles que querem aparecer e não sabem como, pensão que o povo piauiense é besta e não sabe se defender. O que está acontecendo com essas faladeiras? Enlouqueceram? Não tendo o que dizer senhores, recolham-se a insignificância e permaneçam calados. Isso é o mínimo que um piauiense pode pedir a alguns poucos tolos que insiste em fazer do estado do Piauí chacota nacional.
Já chega primeiro foi um livro didático que á alguns anos atrás, não colocou o Piauí no mapa do Brasil, aglutinaram o território piauiense aos vizinhos estados do Maranhão e Ceará, como se o Piauí fosse terra de ninguém e, qualquer um desavisado pode se apropriar. Depois uma grande empresa de transporte rodoviário divulgou o litoral do Nordeste e resolveu sabe-se lá por que, não colocar o litoral piauiense. Ta certo que é o menor do Brasil, mais é o mais bonito também. E agora um senhor “Tollo”, do capital multinacional desdenha do Piauí, e diz que tanto faz como tanto fez o estado existir, pois, não fará falta a ninguém.
Paciência tem limites, parem com isso conheçam o Piauí, e falem das maravilhas que existem por aqui. A bem da verdade, não se pode negar que se trata de um povo humilde sim, mas que não se submete a só apanhar e não dizer nada. Não colocar o Piauí no mapa revela duas coisas. Ou fizeram para mostrar uma discriminação descabida que o Brasil tenta esconder e não consegue, ou então essa turma não entende nada de geografia. Afinal, o estado não é tão pequeno assim ao ponto de passar despercebido. No nordeste, dos nove estado, o Piauí e o terceiro em tamanho ficando atrás do Maranhão e Bahia, e em relação ao território nacional, é o 11º entre os vinte e seis. Isso se você considera apenas área territorial, pois, muitas outras grandezas, tem o estado.
Aos “Tollos”, vai um aviso. Se o Piauí deixar de existir, muito se perde sim. “Sob o céu de imortal claridade, Nosso sangue vertemos por ti, Vendo a Pátria pedir liberdade o primeiro que luta é o Piauí.” A letra do hino piauiense fala da grandeza que representa o estado para a nação brasileira. Foi o primeiro estado a travar uma luta sangrenta pela independência do Brasil. Se os senhores não estudaram geografia, ai vai algumas informações. Se o Piauí deixar de existir o único delta em mar aberto das Américas deixa de existir. Teresina é a primeira capital planejada do Brasil. Se a água vai ser um problema no futuro, saibam que o maior lençol de água subterrânea do nordeste e o segundo maior do Brasil fica no Piauí, assim como os maiores poços jorrantes. Temos a jazida de melhor opala do país. O Homem americano nasceu no Piauí, é onde se registra a maior concentração de sítios arqueológicos das Américas em São Raimundo Nonato. E se vocês que desdenham do Piauí tem filhos, e quiserem fazê-los aprender na melhor escola do Brasil, venham para o Piauí. Sem esquecer da maior maravilha que o estado tem que é o seu povo humilde, honrado, e hospitaleiro.
São por essas e muitas outras razões, “senhores” da intelectualidade, do saber e do dinheiro, que quando falarem, escreverem e publicarem algumas dessas tolices com o Piauí, lembrem–se de que acima de tudo o estado se orgulha do que tem e encontrarão guerreiros que não se submetem e não temem, e defenderão com rigor o estado em que vive.

* Emanuel Vital de Sousa é Professor de Geografia em Oeiras.




Nenhum comentário: