quarta-feira, 25 de julho de 2007

Os Congos de Oeiras serão destaque no mais importante festival Folclórico do País




O grupo cultural OS CONGOS DE OEIRAS participarão pela terceira vez do Festival do Folclore que acontece na cidade de Olímpia, estado de São Paulo. O Festival – que em suas etapas iniciais privilegiava o folclore local e regional – é reconhecido como o maior do Brasil, no gênero, notabilizando-se por preservar e celebrar espetacularmente a cultura brasileira reunindo grupos folclóricos e parafolclóricos provenientes de diversos pontos do país em meio a outras atividades paralelas.
Em razão do enorme prestígio que a festa auferiu, atribui-se a Olímpia o consagrador título de “Capital do Folclore”. Na programação dos festivais, constam, além de danças e folguedos folclóricos: cursos, palestras e seminários sobre folclore; gincana e oficina de brinquedos tradicionais infantis; exposições de peças artesanais; campeonato de truco e de malha; festival da seresta; culinária brasileira; espetáculo pirotécnico; feiras e eventos; desfiles de grupos folclóricos e parafolclóricos e muito mais.
Os objetivos do festival, inúmeros e quase sempre atingidos, são, dentre outros: difundir o folclore, contribuindo para a sua preservação; fortalecer a consciência e unidade nacional; celebrar o mês do folclore; estimular e cultivar a atividade de grupos folclóricos de vários pontos do país, reunindo-se nesse evento; proporcionar oportunidades para o estudo e a apreciação de fatos folclóricos.
A entrada é franca, pois se trata de folclore, coisa do povo, e, sendo assim, um festival que se propõe a celebrá-lo, deve, também, ser uma festa de todos, uma festa do povo.
Os Congos viajam para São Paulo no dia 01º de agosto. Durante o Festival serão um dos principais grupos a se apresentarem, fazendo 10 apresentações, durante 8 dias. De Olímpia, o grupo segue para Osasco, onde fará uma apresentação, e depois se apresenta em São Miguel Paulista.
O grupo tem ensaiado todos os dias, para mais uma vez fazer valer o nome de Oeiras neste tão importante festival.

Nenhum comentário: