terça-feira, 17 de julho de 2007

Núncio Apostólico visita Oeiras

A Paróquia de Nossa Senhora da Vitória já está se preparando para comemorar o dia da Padroeira do Piauí, que este ano será ainda mais especial, pois neste dia, estará em Oeiras o Núncio Apostólico, que é o representante do Vaticano no Brasil. O Núncio Apostólico é o titular da Nunciatura Apostólica nos países com quem a Santa Sé mantém relações diplomáticas. É o equivalente a uma embaixada e, portanto, o Núncio Apostólico é como um embaixador da Santa Sé no país a que foi designado. O Papa está presente de forma efetiva nas nações através de seus núncios apostólicos ou outras formas de representação, a fim de garantir visivelmente a ação de Cristo no mundo. Os núncios mantêm, em nome do Papa, contato direto com os demais prelados para vários serviços de caráter eminentemente pastoral, entre os quais os encaminhamentos para a eleição de novos bispos.
O Brasil foi a primeira nação não europeia a receber um representante do Papa. Foi em 1808, quando Dom Lorenzo Caleppi, então Núncio Apostólico em Portugal, acompanhou a corte do rei Dom João VI em sua transferência para o país. Em 1829, com a designação de Dom Felice Ostini para a Nunciatura Apostólica, tiveram início oficialmente as relações diplomáticas entre a Santa Sé e os países da América do Sul.
Em Oeiras, o Núncio vai abençoar a Igreja Catedral, já que todas elas devem ser abençoadas, e trazer uma relíquia de São Francisco, que será uma parte de sua roupa, e que ficará na igreja como sinal da benção.
Na oportunidade, a comunidade católica tentará sensibilizar o Núncio sobre a necessidade de Oeiras ter um bispo para a Paróquia de Oeiras.
Além da comitiva do Núncio, estarão em Oeiras, todos os bispos do Piauí.