sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Secretaria de Cultura lança o Museu da Cidade


A Prefeitura Municipal de Oeiras lançou no último dia 12 o projeto do Museu da Cidade que ficará a cargo da Secretaria Municipal de Cultura de Turismo. O lançamento aconteceu no Solar das 12 Janelas com a presença de várias entidades e pessoas amantes da história de Oeiras.
O Museu funcionará no prédio da antiga prefeitura municipal localizado na Praça Costa Alvarenga.
O projeto do museu foi concebido pela museóloga Maria de Fátima Santos de Deus e terá a coordenação da historiadora Socorro Barros, com o apoio de instituições que queiram colaborar com a criação e preservação do museu.
Para o prefeito municipal Tiel Reis, o Museu da Cidade vai resgatar e principalmente preservar a história do povo que foi o berço da civilização piauiense. “Em Oeiras já existe o tradicional e importante Museu de Arte Sacra, entretanto este resguarda somente uma vertente da história oeirense, a religiosa, que é tão marcante no cenário da primeira capital do Piauí. Oeiras precisa ter um lugar onde possa expor todos os seus potenciais artísticos e culturais, foi daí que veio o sonho de criar o Museu da Cidade que vai preservar toda sua história”, enfatizou Tiel Reis. O museu constará de sete salas temáticas que foram planejadas de maneira a envolver todos os segmentos que caracterizam a história e cultura oeirense.
A primeira sala terá o tema “A formação da cidade (Século XVII). A Fazenda Cabrobó - o Boi, o Cavalo, o Fazendeiro, o Vaqueiro, o Índio e o Negro”. Ficará situada bem na entrada do prédio onde será colocado um grande Painel Fotográfico do Riacho Mocha, marco zero do início da cidade”, além de exposições com painéis, maquetes, documentos históricos, textos (ficha técnicas do acervo), mapas, objetos utilitários e obras de arte. A sala mostrará elementos que mostram a formação da cidade.
A sala de história 02 terá o tema “A História da cidade (Séculos XVIII e XIX): Vinda dos imigrantes; Fundação da Vila, depois cidade; Lutas pela independência; Transferência da capital, o Império e a República”. Contará com Painel Fotográfico das Famílias de Oeiras; exposição com painéis, textos, fotos, mapas, plantas, objetos e obras de arte. A sala mostrará a evolução das famílias oeirenses. Apresentará a genealogia de homens e mulheres que fizeram a história da cidade.
A sala de história 03 terá a Galeria de Fotos dos Presidentes, Governadores e Intendentes da Província e Prefeitos de Oeiras com exposição de fotos e textos dos presidentes, governadores e intendentes, e de objetos que contenha feitos marcantes para a vida política de Oeiras.
A sala 04 terá o tema “Religiosidade, Festa do Divino e a Semana Santa”. Será o ambiente do Divino Espírito Santo com Painel Fotográfico com a Festa de Divino com exposição permanente de fotos, textos, objetos sacros.
A sala 05 abordará o tema “Arte Popular” com exposição permanente com painéis, fotos, textos, peças artesanais, das diversas manifestações populares como o grupo folclórico Congos de Oeiras; Pastoril; Roda de São Gonçalo; Reizado.
A sala 06 será o Memorial Possidônio Queiroz com o acervo do músico e flautista contendo livros, partituras, vestimentas e instrumentos musicais. Nesta sala será ainda disponibilizado o Acervo do Arquivo Público para pesquisas acadêmicas.
A última sala será intitulada “Jardim dos Poetas” com espaço interno ambientado com plantas regionais e com totens em vidro chapeado onde estarão escritos poemas e uma pequena biografia dos grandes poetas oeirenses.
Além das salas temáticas o Museu da Cidade de Oeiras contará em sua estrutura física com recepção/guarda-volumes; direção e secretaria; depósito e banheiros e terá acesso direto para o centro de artesanato municipal.
A inauguração do Museu da Cidade de Oeiras está previsto para o daí 11 de maio, data em que é comemorada a festa de Pentecoste - Festa Tradicional do Divino Espírito Santo.
(Fonte: www.tvcanal13.com.br/municipios (Maria Helena) - Foto: Adleuza Pacheco)

Nenhum comentário: