domingo, 28 de setembro de 2008

José Amilton também estará no Portal Mural da Vila


Um dos caras mais inteligentes e atenados de Oeiras também estará na equipe do Portal Mural da Vila. José Hamilton assinará a coluna CHECK UP, onde fará comentários sobre os acontecimentos de Oeiras, do Piauí e do Brasil.

CHECK UP era o nome do polêmico programa apresentado por José Amilton e Lameck Valentim aos sábados na Rádio Primeira Capital, e que era líder de audiência no horário.

Então, em outubro no www.muraldavila.com.br, você terá novamente os comentários de José Amilton.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Muito além do Jardineiro

*Joca Oeiras

“Sinto-me feliz porque toda a minha vida trabalhei, com amor, por ti, Oeiras!”
Zé de Helena

Dar a um bem público, o nome do jardineiro aposentado José Hipólito Marinho, o Zé de Helena, justamente às vésperas de seu aniversário natalício tem todo o cabimento, mormente em se tratando de uma praça pública como tantas outras que ele cuidou durante os anos que trabalhou na Prefeitura Municipal de Oeiras.

Mas não haveria nada errado, ou fora de lugar, se essa figura impoluta fosse lembrada para nomear uma escola, posto de saúde ou qualquer outro equipamento em nossa cidade. O proficiente jardineiro Zé de Helena, imaginoso proprietário de um Castelo, à noite e nos fins de semana se transmutava em diligente e solícito garçon e, nas festas cívicas e religiosas, produzia trabalho abnegado atendendo a todos que lhe pediam ajuda; essa Brisa do Mar, como é, também, carinhosamente chamado, até por ser, profundamente, um jardineiro, foi, e é, muito mais do que isto: incorporou-se, de tal forma, ao imaginário coletivo que hoje em dia seria impensável Oeiras sem Zé de Helena.

Por outro lado, é bom dizer, a população do Jureminha, a par de receber tão ansiado melhoramento comunitário, deve sentir-se, também, honrada pelo privilégio de ter, a partir de hoje, em seu bairro, a Praça Jardineiro José de Helena. Uma praça com este nome certamente inspirará o Amor, a maior lição que o Zé nos deu durante toda a sua vida! Obrigado por tudo, jardineiro fiel!
ACESSE:


www.muraldavila.com.br

B.Sá lidera pesquisa e Aleksandra Tapety é que comemora

Partidários de Aleksandra Tapety reuniram-se em frente a casa da candidata para contestar o resultado da pesquisa que coloca o seu adversário na liderança na disputa pela prefeitura de Oeiras. Com faixas e cartazes de apoio e outros dizendo É MENTIRA, os quase 7 mil eleitores saíram depois em caminhada e carreata por várias ruas de Oeiras. No seu discurso, Aleksandra exibiu uma gravação do dia 17 de setembro, onde o presidente do IPOP, Batista Teles, assegurava a sua vitória e em seguida questionou: “Por que os números mudaram assim tão de repente?” O curioso é que os partidários de B. Sá fizeram uma tímida manifestação


terça-feira, 23 de setembro de 2008

MORENO BEBEU PITU COM WALDICK

*Benedito Amônico



Aconteceu no Cabaré de "Ciço Cego". Já passava das3 horas da madrugada quando Waldick Soriano, rumando na direção deFloriano, após show realizado em Picos, resolve ali parar. Vivia-seos áureos tempos da construção da barragem de Boa Esperança, anossetenta. Ao entrar em Oeiras, pergunta logo a um notívago ondeficava o cabaré, do que foi prontamente informado.




Àquela hora, já reinava certa calma no ambiente. Amaioria dos boêmios presentes, devidamente acompanhados, tomava o rumodos quartos, alguns já cerravam as portas. De repente, um carrão parana porta do velho cabaré. Alguém de terno escuro, chapéu meio debanda, desce, adentra o estebelecimento e, em voz alta, diz:"boa-noite a todos!" Alguém reconhece o cantor e solta o grito: "éWaldick!!! Era a voz de Antônio de Toínha. Foi um rebuliço. Omulherio, dos quartos, ouve o grito, joga tudo pro alto e saem, quasetodas, em desabalada carreira para o salão. Antônia Preta, que estavacom Ernesto, pulou a janela que dava para a rua, tentando chegar maisrápido perto do cantor. Nininha, Chica Piston, Rosilda, Maria Preá ,Antonia Pitéu, Maria Pé-de-Louro, Chica Martelo, e mais outras, saemdos quartos, todas querendo ver o cantor. Foi um deus-nos-acuda.Serenados os ânimos , Waldick então pega o violão e começa a cantaralguns dos seus sucessos.




Vale frisar que naquele tempo o cantor era"garoto-propaganda" da Pitu, cachaça ainda hoje famosa, fabricada emVitória de Santo Antão, Pernambuco. A um aceno seu, o motorista fazchegar à mesa três garrafas. Aí a coisa esquentou. O que até hoje nãose sabe é como Moreno de Zé Mariano, fã incondicional de Waldick, tomou conhecimento, lá no Rosário, de sua presença no "Ciço Cego". Ocerto é que lá chegou a tempo de tomar várias doses com seu ídolo esaiu, com se diz, pé-dentro, pé-fora, cambaleando.




Os bolerões de Waldick Soriano eram sucessoabsoluto. As raparigas, quando chateadas por alguma traição de seushomens, bebiam ouvindo-os horas seguidas. Isso mesmo. As pobrezinhastambém são de carne e osso. Agumas mais osso que carne. Se curtiam avoz e a música nos discos, imagine ouvi-lo ali presente.




Moreno chorava de dar pena ouvindo o famosocantor, ali à sua frente, cantar, por exemplo "A Carta", seu maiorsucesso naqueles tempos. Foi demais! Até hoje, muitas daquelas pobresmulheres, todas já com mais de 60 anos, não esquecem o show particulardo velho Waldick Soriano, que nos deixou e foi para o andar de cima.Moreno, que também já foi, deve estar por lá aplaudindo-o e tomandoumas-e-outras.




Benedito Amônico é oeirense
ACESSE:


www.muraldavila.com.br

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

MURAL DA VILA AGORA É PORTAL!!!!

Desde que omeçei com o blog Mural da Vila minha intenção era criar um portal. No entanto somente agora este projeto está sendo possivel graças a uma parceria.
Em breves dias, estará totalmente pronto o nosso Portal: www.muraldavila.com.br
Mas você já pode ir acessando, sendo que ainda está em montagem, mas notícias estão sendo postas.
Nosso portal terá um super time de colunistas, com colunas das mais diversas. vejam só:
Adaljerry Ferreira, Vivaldo Simão, Edilberto Villanova, Júnior Viana, Jadson Osório, Christiane Galliza, Zezinho Silva, Ferrer Freitas e Lameck Valentim. Outras pessoas estão sendo convidadas a estar conosco neste projeto.
O nosso portal também terá correspondentes nas cidades que compõem a região de Oeiras, como Santa Rosa, Cajazeiras, Tanque, São João da Varjota, Colônia do Piauí, São Miguel do Fidalgo, São Francisco do Piauí e Nazaré do Piauí. Se você é de uma dessas cidades e desejar ser um dos nossos correspondentes entre em contato através dos telefones: (89) 9405 0313 ou 9401 1550 ou pelo email lamvalentim1@hotmail.com.
Nosso objetivo será o de oferecer a melhor informação.
Então acompanhe o nosso trabalho.

A Paixão e o amor à verdade justificam tudo


Existem algumas coisas que só mesmo quem é oeirense consegue entender. Dentre várias dessas coisas, só mesmo quem aqui nasceu, cresceu e vive aqui é que pode entender como funciona a política da nossa cidade. É uma coisa forte, paixão mesmo. Pois só esse sentimento pode levar uma verdadeira multidão às ruas para comemorar um resultado numa pesquisa de intenção de votos, que não lhe é favorável. E assim, uma “nação” chamada TUPAMARO foi ás ruas de Oeiras ontem para dizer que mentira tem pernas curtas. Que não adianta os poderes mancomunados tentarem enganar o povo com falsos números. O povo foi às ruas para dizer que quer aqui quem vive aqui, quem mora aqui e faz alguma por seu povo, não quem vem aqui apenas em período de eleições e se esconde em suas mansões no meio do mato.
Sou partidário sim. Defendo o esquema do qual faço parte sim. E o faço de cabeça erguida, de alma levada, sem me importar que digam que sou um jornalista parcial, ou mesmo um jornalistinha, ou pseudo jornalista. O que tenho certeza que sou é um conhecedor do povo dessa cidade, e vejo quem faz alguma coisa por ela.
Que digam que falto a ética profissional. Que digam que sou anti-profissional. Que digam que sou babão e o que mais quiserem. Isso não me afeta. E continuarei aqui a escrever o que acontece de bom na minha terra. Mas a mentira eu sempre refutarei.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

É Taca e É Arrocho estão proibidos

Por determinação da Justiça Eleitoral, a Polícia Militar de forma “educativa” está tirando de carros e motos os adesivos “É Taca”, “É Arrocho”, “Pela ética na política sou contra o volumoso” e “Ta nervoso? Toma um cheque”. De acordo com a Justiça Eleitoral, esses termos incitam a violência. Os proprietários de motos e carros que não aceitarem que a polícia retire os adesivos serão convidados a irem à delegacia.

Oeiras entre os municípios com maior número de eleitores


De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, 15 cidades do Piauí possuem mais de 20 mil eleitores. São os municípios mais populosos do Estado: Altos; Barras; Campo Maior; Esperantina; Floriano; José de Freitas; Luís Correia; Miguel Alves; Oeiras; Parnaíba; Pedro II; Picos; Piripiri; Teresina e União. Oeiras possui 25.420 eleitores, divididos em 101 seções. A 5ª Zona, que compreende sete municípios da região de Oeiras é a maior zona eleitoral do estado, somando 210 seções.

INDO LONGE DEMAIS

(*)Ferrer Freitas


O escritor oeirense José Expedito Rêgo, que, se vivo estivesse, completaria 80 anos neste triste e chato 2008 (pelo menos para mim) escreveu, certa vez, que um dos motivos que levou Saraiva a transferir a capital para Teresina foi resultante de tanta intriga e mexerico na cidade. Mestre Paulo Nunes, presidente do Conselho Estadual de Cultura, de fundas raízes oeirenses, foi aqui, a partir dos anos 50, companheiro de jovens descendentes de ilustres famílias oeirenses, estudantes dos mais diversos colégios, sobretudo do Diocesano e do Liceu. Alguns, mais velhos, da Faculdade de Direito. Reuniam-se, quase sempre, para o papo animado, na alfaiataria de uma figura interessantíssima, natural de Oeiras, Benígno Lemos, que marcou época também como jogador do Ríver. Lá, era voz geral, que o lugar onde mais se falava mal da vida alheia no mundo era o Café Oeiras. Isso, só pra mexer com os oeirenses.

Essas reflexões são por conta de mal-entendido de determinada pessoa que, somente há poucos dias conheci, pessoalmente, a propósito de historieta-crônica que o mano Benedito Freitas, de nome literário Benedito Amônico, nome do nosso avô paterno, mais conhecido por Burane, escreveu e postou em portais da cidade. O texto trata de jovens que, nos anos 60, se arriscaram na aventura de “ganhar a vida” no sul maravilha, centrando, ao final, nesse a que me reporto atrás, que retorna, talvez por pura gozação, falando de forma diferente de quando saíra e sem reconhecer coisas, bichos e até pessoas. Acredito que por pura brincadeira ou para zoar, usando um verbo em voga. A crônica não tem nada ofensivo, nem motivo para ensejar sua indignação desmedida. Entendo até que tudo isso esteja ocorrendo por conta de conversinhas e insuflaçõeszinhas sem importância.

Mas, qual o quê. A coisa tomou vulto de tal modo, que o “ofendido” já ousou até ir à residência de nossa Mãe, de 88 anos e que padece da doença de Alzheimer, fazer ameaça ao Bené, como é mais conhecido o mano Benedito. Imprudência e despropósito que merecem uma reflexão, pois, no meu entender, ele foi longe demais. Somos pessoas pacíficas e amigas de todos, com passado digno e sem comprometimentos. Lembro-me de ter ouvido de um grande oeirense, certa vez, o seguinte: “Os filhos de João Burane e Lilásia são pessoas de bem!” Portanto, vai um recado a esse oeirense que não conheço de perto: tá na hora de esquecer a brincadeira. Se não, use o mesmo expediente: escreva seu contra-ponto e poste também nos veículos de comunicação!


(*) Ferrer Freitas é oeirense

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Chega de baixaria!! O que mais falta acontecer?


Tenho conversado com vários amigos sobre o nível em que chegou a campanha eleitoral deste ano. É tanta baixaria, panfletagem falsa, acusações levianas, vida pessoal exposta, brigas, facadas, ameaças, empurrões, puxões de cabelo, "gata miando", "chororô", "mulher que chora" e que não chora, "arruma mala", "bezerro que mama", enfim, BAIXARIAS, que tem feito muita gente se afastar de qualquer coisa que se relacione à palavra: POLÍTICA, por puro nojo do que possa ainda acontecer nos próximos dias.

Está na hora de alguns candidatos e pessoas que estão engajadas nas campanhas políticas procurarem manter o bom nível do discurso. Ninguém gosta de ver baixaria. Ninguém gosta de ver candidatos apelarem para discursos vazios em propostas e cheios de leviandade.

O que precisamos é de propostas. Propostas verdadeiras e consistentes para a nossa cidade, pois o que está em jogo é o futuro de Oeiras.
Não precisamos de briguinhas eleitoreiras. É preciso acabar com essa mentalidade e pensar no futuro que queremos para nossa cidade, verificando as propostas e os programas de governo de cada candidato, e não apenas ver pelo lado da eleição, afinal, atravessaremos 4 anos nas mãos de alguém.

Portanto, formemos essa imensa corrente em prol da ética na política e nas eleições.

TUDO QUE CHEGA

Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final...

Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver.

Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos. Não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram. Foi despedida do trabalho? Terminou uma relação? Deixou a casa dos pais? Partiu para viver em outro país? A amizade tão longamente cultivada desapareceu sem explicações?

Você pode passar muito tempo se perguntando por que isso aconteceu....

Pode dizer para si mesmo que não dará mais um passo enquanto não entender as razões que levaram certas coisas, que eram tão importantes e sólidas em sua vida, serem subitamente transformadas em pó. Mas tal atitude será um desgaste imenso para todos: seus pais, seus amigos, seus filhos, seus irmãos, todos estarão encerrando capítulos, virando a folha, seguindo adiante, e todos sofrerão ao ver que você está parado.

Ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem conosco. O que passou não voltará: não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardios, filhos que se sentem culpados ou rancorosos com os pais, amantes que revivem noite e dia uma ligação com quem já foi embora e não tem a menor intenção de voltar.

As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas realmente possam ir embora...

Por isso é tão importante (por mais doloroso que seja!) destruir recordações, mudar de casa, dar muitas coisas para orfanatos, vender ou doar os livros que tem. Tudo neste mundo visível é uma manifestação do mundo invisível, do que está acontecendo em nosso coração... e o desfazer-se de certas lembranças significa também abrir espaço para que outras tomem o seu lugar.Deixar ir embora. Soltar. Desprender-se.

Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos, e às vezes perdemos. Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu gênio, que entendam seu amor. Pare de ligar sua televisão emocional e assistir sempre ao mesmo programa, que mostra como você sofreu com determinada perda: isso o estará apenas envenenando, e nada mais.

Não há nada mais perigoso que rompimentos amorosos que não são aceitos, promessas de emprego que não têm data marcada para começar, decisões que sempre são adiadas em nome do "momento ideal". Antes de começar um capítulo novo, é preciso terminar o antigo: diga a si mesmo que o que passou, jamais voltará!

Lembre-se de que houve uma época em que podia viver sem aquilo, sem aquela pessoa - nada é insubstituível, um hábito não é uma necessidade. Pode parecer óbvio, pode mesmo ser difícil, mas é muito importante.

Encerrando ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida. Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira. Deixe de ser quem era, e se transforme em quem é. Torna-te uma pessoa melhor e assegura-te de que sabes bem quem és tu próprio, antes de conheceres alguém e de esperares que ele veja quem tu és..

E lembra-te:Tudo o que chega, chega sempre por alguma razão.

Fernando Pessoa

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Oeiras, 17 de setembro de 2008
Carta Aberta dirigida:
Aos candidatos a prefeito Aleksandra Tapety e B. Sá
Aos candidatos o vice-prefeito Fatinha de Doutor e Mário Freitas
A todos os candidatos a vereador
Aos Comitês eleitorais de ambas as coligações


Senhores:

No próximo dia 27 de Setembro de 2008 o jardineiro aposentado da Prefeitura de Oeiras José Hipólito Marinho, o Zé de Helena, estará completando oitenta anos. Serviu com amor e dedicação a todos os governos que se sucederam tendo sido contratado pelo já falecido prefeito José Tapety e aposentado no final da gestão do prefeito B. Sá (1986) sendo querido e respeitado por todos. O excelente conceito que desfruta o Zé de Helena foi também demonstrado no último dia 24 de janeiro de 2008, quando ele recebeu as medalhas do Mérito Mafrense e Renascença das mãos do prefeito de Oeiras, Tiel Reis e do governador do Estado, Wellington Dias, respectivamente.

A acirrada disputa eleitoral que se desenvolve em Oeiras, parte do jogo democrático, faz, no entanto, muitas vezes, que se esqueçam valores tais como o regozijo pelo transcurso do aniversário de alguém assim tão querido por todos. Não há quem possa, independentemente de sua opção político-partidário, deixar de reconhecer a carismática bondade e espiritualidade daquela figura linda que tão intensamente participou da vida cívico-religiosa da primeira capital.

Escrevo aos senhores porque entendo que, sem o menor prejuízo das respectivas campanhas, sem que nenhum possa acusar o outro de manobra, será possível, a par de prestar ao Zé de Helena uma belíssima, merecida e inesquecível homenagem, Oeiras dar, ao Piauí e ao Brasil, uma lição de civilidade e espiritualidade: que acima das paixões eleitorais há valores imorredouros como a amizade, o respeito e o amor ao próximo.

Minha proposta é simples e clara: Que os Comitês eleitorais das coligações acedam em uma trégua na propaganda dos respectivos candidatos, e que, no próximo dia 27, por minutos que seja, coordenadamente, os carros de som circulem alardeando a seguinte mensagem:

“Parabéns Zé de Helena, pelos seus oitenta anos vividos na paz e no bem. Oeiras te ama, e, nesse dia, quer te dar um abraço arrochado e takar-lhe um beijo caloroso. Você nos faz ter mais orgulho de nossa terra!




Joca Oeiras, o anjo andarilho



terça-feira, 16 de setembro de 2008

Professores da UESPI com salários atrasados


Os professores que ministraram aulas na UESPI no período especial do início do ano estão insatisfeitos com a instituição, pois até o momento não receberam seu pagamento. A universidade já está selecionando professores para o próximo período especial, mas desse jeito vai ser complicado encontrar profissionais interessados em trabalhar. Afinal, trabalhar para não receber, ninguém merece!

Carros de som tiram o sossego da cidade

Ter uma conversa tranqüila nas praças e ruas da cidade, ou mesmo dormir até um pouco mais tarde sem ser interrompido a todo instante por carros de som a toda altura divulgando candidatos a um cargo eletivo é quase impossível nesses dias. Desde cedo os carros e motos de som estão em todas as ruas devidamente munidos de aparelhagem de som potente incomodando a todos. Dirigidos e pilotados por pessoas despreparados para atender à legislação que diz que não eles não podem circular próximo de escolas, hospitais, igrejas e outros órgãos públicos. E alguns deles chegam a extrapolar o horário permitido para a veiculação das músicas e mensagens dos candidatos, que vai das 7 às 22h.
Os abusos devem ser comunicados à Policia, pois há uma portaria do Juiz Eleitoral disciplinando isso.

domingo, 14 de setembro de 2008

Major Selemérico será reaberto hoje com o projeto Escola de Arte


Acontece hoje às 19h o lançamento do projeto “Escola de Arte” no Centro Cultural Major Selemérico. O prédio foi completamente restaurado no ano passado, pelo Programa Monumenta e ainda não tinha uma definição para o seu uso. A reabertura e funcionamento do Centro Cultural ficarão sob a responsabilidade da FUNDAC, da Fundação Dom Edilberto Dinkelborg e da UESPI.




Mas me digam uma coisa: Quando o Monumenta vai começar mesmo a reforma do Cine Teatro? Disseram que era em Agosto. A gosto, de Deus, né?

Mais um blog de poesias: Baião de Três

Acaba de ser criado mais um blog da melhor safra da nova poesia oeirense, que, aliás, tem utilizado a internet como veículo de publicação literária.
O blog trás uma novidade, pois publica textos de três poetas de estilos diferentes. O poeta e músico Vivaldo Simão, trabalha os poemas líricos e neo-concretos, o poeta simpliciomendense Edilberto Vilanova, vem com seus inusitados poemas concretistas e psicodélicos. o terceiro da tríade é o poeta Rogério Freitas, com sua bem trabalhada poesia clássica.
Para quem curte poesia de ótima qualidade


Fonte: www.acordachita.blogspot.com

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

MANIFESTO AMIGOS DE TIEL REIS : POR UMA OEIRAS DE PAZ E BEM!

Oeirenses,

Diante dos últimos fatos administrativos ocorridos em Oeiras, uma onda de terrorismo assola nossa cidade, baseada em calúnias, injúrias e acusações falsas.

É do conhecimento de todos os cidadãos que realmente residem em Oeiras, a conduta do Prefeito Tiel Reis e da Secretária de Finanças, Prof. Ana Cláudia Ramos. Cidadãos provenientes de famílias simples e honradas, que têm na sua formação os melhores valores humanos de dignidade.

É lamentável que uma cidade do porte de Oeiras, conhecida como berço da civilização piauiense, ainda possa admitir um tipo de prática política, que utiliza estratégias mentirosas que tentam manchar o caráter e a conduta de pessoas de bem.

Hoje, o Prefeito Tiel Reis é reconhecido em todo o estado do Piauí, pela sua postura serena, pelo seu trabalho técnico e acima de tudo, pela sua discrição política e compromisso com as causas nobres de nossa cidade, num trabalho voltado para as pessoas mais simples.

A Primeira Capital do Piauí vive um período eleitoral nunca antes visto, onde a própria população começa a querer seu fim, começa a clamar por paz. É inadmissível que fatos administrativos ou pessoais, façam parte de palanques, principalmente de pessoas que ainda têm pendências com a justiça, processos conhecidos no Brasil inteiro, através dos maiores meios de comunicação do país, como a renomada revista Veja.

Por isso oeirenses, é importante questionar sempre. Quem são os que ora acusam pessoas de bem em Oeiras? Qual a credibilidade dessas pessoas para terem o direito de denegrir a imagem de cidadãos de bem, se suas próprias imagens estão para sempre manchadas na história política do Brasil?

Oeirenses, a memória de nosso povo não é curta. A população é consciente da história pregressa desses que andam a plantar o medo a cada dia como estratégia para enganar e desestabilizar aqueles que realmente trabalham com o povo e pelo povo.

O prefeito Tiel Reis, agiu da forma mais coerente e transparente possível, como é do seu feitio, levando o caso da falsificação de cheques da Prefeitura de Oeiras à justiça. Além disso, instalou uma comissão de sindicância no departamento financeiro da Prefeitura e espera que a justiça seja feita.

O próprio Banco do Brasil, já expediu ofício nº-10\09-004\2008 (segue em anexo), confirmando a falsificação das assinaturas do Prefeito e da Secretária de Finanças. Assim, o referido banco comprova a idoneidade do Prefeito e da Secretária, já que não foram os mesmos quem assinou os cheques explorados em matérias de portais parciais e sem credibilidade, bem como em pasquins eleitoreiros mal escritos e oportunistas.

Amigos, o Prefeito Tiel Reis levantou a auto-estima dos oeirenses que residem aqui e em qualquer lugar do Brasil, reabrindo as portas de Oeiras para todos, independente de cor, credo ou partido político, através da valorização e midiatização positiva de nossa memória histórica. Tiel sempre quis que todos se sentissem verdadeiramente oeirenses, expressando amor a nossa terra, bem como contemplando sua beleza histórica, humana e a paz de seu povo.

Queremos que essa paz e tranqüilidade sempre semeada por nosso prefeito e por todos nós que trabalhamos no dia-a-dia de Oeiras, possa continuar sendo sua maior atração.

Paz e bem Oeiras!

CARTA ABERTA AO POVO DE OEIRAS

Amigos de Oeiras,


Por conta da repercussão de um problema familiar, me senti na obrigação de esclarecer alguns fatos que, tenho certeza serão compreendidos por todos os homens que prezam a verdade e a justiça.

A minha história é de muitas lutas. Já passei por diversos problemas durante a minha jornada, mas consegui sobreviver a todos eles. Se hoje escrevo esta carta, é porque tenho a consciência de que todos aqueles que conhecem a minha vida, sabem como me sinto neste momento.

Apesar de ser um homem forte, acostumado a obter vitórias e aceitar derrotas, hoje, me sinto fragilizado. Sempre procurei ser uma pessoa simples, que vive para ajudar o povo e a família. Já realizei muitas boas ações, mas considero que o meu lar, a minha esposa e o meu único filho, são as minhas maiores realizações.

Ter um filho é uma dádiva, e o bom Deus só me permitiu sentir esta alegria uma única vez. Quando meu filho nasceu, roguei ao Senhor que nada de mal o acontecesse. Pedi aos céus que fizesse dos seus caminhos os mais claros, os mais justos. Mas às vezes, nem todos os nossos pedidos são ouvidos.

É do conhecimento de todos que o meu único filho errou como cidadão, porém, sempre procurei dar-lhe como exemplo a minha própria história de vida.

O que aconteceu entristeceu a mim, a minha mulher, a minha sogra, e a todos os familiares e amigos que nos últimos dias nos prestam solidariedade.

Quando colocamos alguém no mundo, só podemos desejar que seja recoberto pela felicidade Divina, mas não somos donos dos seus atos. O dever de um bom pai é orientar, mas cada um segue o seu caminho.

Sou um homem sério, honesto e trabalhador. Sempre quis que alguém que considero um pedaço de mim seguisse meus passos. Infelizmente, não posso mudar o passado, não tenho poder para voltar no tempo, e fazer com que tudo tivesse acontecido de forma diferente.

Como um bom pai, não posso abandonar meu único filho neste momento, apesar de não concordar com o que ele fez.
Triste, só me resta pedir a Deus que lhe dê a dádiva do perdão, e que tudo isso possa ficar esquecido no tempo.

Em nome do meu filho, peço imensas desculpas ao povo de Oeiras.
Por ser um homem justo, não posso permitir que pessoas sejam acusadas e injustiçadas por aquilo que não têm nenhuma culpa.

Fico sinceramente entristecido ao ver a forma com que um grupo político está usando um problema familiar, para transformar num ato político, não respeitando a dor de um velho coração de um pai, de uma mãe e de uma avó, que só Deus sabe o sofrimento por que passam neste momento.

Apesar da imensa tristeza que me invade, despeço-me do povo de Oeiras, dizendo ao meu querido e único filho, que poderá contar sempre comigo.


João Leite

terça-feira, 9 de setembro de 2008

A Batalha do Jenipapo é filmada em Oeiras

A TV Cidade Verde grava de hoje até sexta feira aqui em Oeiras, cenas que farão parte do documentário A Batalha do Jenipapo, que será exibido na sua programação em homenagem ao dia do Piauí no dia 19 de outubro. As cenas serão gravadas na Igreja da Vitória, Major Selemérico, Casa da Pólvora, Casa do Canela e em ruas do Centro Histórico. Atores conhecidos no cenário piauiense, como Dirceu Andrade, estão em Oeiras, e a figuração será feita por atores do Grupo IPA de Teatro e estudantes locais.


Pedro Sá realiza Festival de Teatro


O Colégio Pedro Sá uma das escolas que mais promovem eventos e atividades culturais em nossa cidade estará realizando neste dia 14 de setembro o II Festival de Teatro, com o tema Literatura em Cena, que tem por objetivo reconhecer a importância da Literatura para a compreensão do mundo e analisar obras literárias do PSIU. No festival serão encenadas as obras: O Auto da Barca do Inferno; Velho da Horta; A Moreninha e Auto da Alma.
O Festival acontecerá no dia 14 de setembro às 19h, no B. Maroca.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Viva Oeiras Esporte e Lazer fecha campeonato com chave de ouro


Depois de quase 3 meses de treino intensivo, o projeto que tem como objetivo o estimulo à pratica de esportes e ao lazer, fechou as atividades de 2008 com campeonato de futsal, apresentação unida dos 2 maiores grupos de capoeira de Oeiras, grupo de hip-hop , dança afro e karatê. O projeto é uma realização da associação Levante Cultural Mãos de Oeiras, com apoio da FUNDESPI e do Espaço Arte. O evento reuniu no CAIC mais de 750 jovens atletas, pais, amigos e desportistas oeirenses. A quadra poliesportiva esteve lotada durante todas as noites e culminou com a entrega da premiação e homenagens aos veteranos do futsal Oeirense, neste domingo - 7 de setembro.

Destaque para o capoeirista Augusto Kennedy, introdutor da capoeira no município, que prestigiou o evento com atenção especial, Mestre Marquito e Mestre Tartaruga, que montara uma bela apresentação conjunta. O grupo de Dança Afro, coordenado por Milena Victória, passa a formar um novo grupo de dança da cidade e promete desenvolver-se para o próximo ano, através de treinamento de novos participantes no grupo e apresentações mensais no Espaço Arte. Zacarias Samurai, esse nosso grande atleta e campeão demonstrou todo seu carisma e capacidade técnica, além de um belo grupo de jovens karatekas sob seu comando equilibrado, harmonizador e mestrando as artes do Karatê e Katá.

O nível técnico, a disciplina e garra do grupo fez com que o campeonato transcorresse com organização e excelentes resultados, apesar de todas as dificuldades que os desportistas enfrentam na cidade, que sequer possui uma quadra de qualidade disponibilizada para treinos e eventos. A dificuldade na realização da final, por falta de disponibilização de quadras estruturadas não diminuiu a empolgação do grupo. Como resultado da primeira fase deste projeto, Oeiras ganhou 12 times unidos, todos devidamente uniformizados com padrão próprio e tênis, bolas, bombas de encher, coletes para treino.
A equipe técnica foi formada pelos professores Ceiça França, Luciano Dantas, Henrique Sobreira e Romildo Borges, orientados pelos árbitros Valderi, Natan, Teodoro e Joacy Belfort. Os times estão organizados para novas disputas inter-bairro ao tempo que o corpo técnico está preparando duas seleções de jovens atletas para integrarem dois futuros times e craques do futsal que irão representar Oeiras e buscar apoio para campeonatos intermunicipais e interestaduais a partir de 2009.
O coordenador do projeto, Jadson Santos, relata a participação efetiva de 144 atletas do futsal oeirense, 45 capoeiristas, mais de 30 adeptos do hip-hop e dança. O grupo New Black Crew realizou oficina de hip hop, entusiasmando a platéia e conquistando novos adeptos. Os capoeiristas deram nobre exemplo de união por uma causa única, apresentando-se harmoniosamente e em grupo. Foi um lindo espetáculo de cidadania, em que o esforço do grupo superou todas as dificuldades.
Os times Canela e Jureminha foram os grandes campeões do torneio.

Foto: Emanuel Vital

sábado, 6 de setembro de 2008

Somos brasileiros pelo coração ou pela razão?






A comemoração da independência do Brasil gera polêmicas: de um
lado alguns brasileiros afirmam que não temos nada para comemorar, pois o Brasil está cheio de problemas políticos e sociais, tem muitos corruptos explorando a economia brasileira, o governo não resolveu o problema da fome no Brasil, a saúde é um caos, a educação e a segurança também. No entanto, mesmo com tantos problemas, o Brasil tem muitas belezas naturais, é habitado por uma população tão batalhadora e alegre, representado por grandes esportistas em competições internacionais, e um carnaval que gringo nenhum sabe fazer. Além de outros atributos como o avanço em pesquisas científicas e tecnológicas, a implementação da agricultura, a maior riqueza em recursos naturais do mundo, como o minério, pedras preciosas etc.

Não existe muito investimento do governo, mas existe muita coisa do que podemos nos orgulhar. Os brasileiros têm muito que se orgulhar, mas a mídia insiste em transmitir somente notícias ruins e avassaladoras. Portanto, os educadores brasileiros têm a missão de ensinar às crianças nas escolas o valor do nosso país, pois se não o valorizarmos, quem vai valorizar? O hino brasileiro deve ser cantado todas as semanas nas escolas do Brasil, mas primeiramente refletido em sala de aula, pois é um dos hinos mais bonitos do mundo, e só é ouvido em épocas como copa do mundo e jogos olímpicos.

Alguns atletas brasileiros não sabem cantar o hino, envergonhando o nosso país diante das câmeras, pois como cidadãos brasileiros todos têm a obrigação de cantar o hino nacional, e orgulhar-se dele em qualquer circunstância. Enfim, no dia 07 de setembro de 2007, a independência do Brasil vai ser comemorada de diversas maneiras, mas o importante é festejar, pois mesmo vivendo momentos difíceis, os brasileiros devem orgulhar-se de ter uma pátria, pois existem povos como os do Oriente Médio, que disputam territórios desde milênios, e não conseguem resolver a situação, resultando em guerras civis sangrentas.

Crianças do Piaget pintam o 7


As crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental I participaram hoje, do momento cívico de hasteamento da Bandeira Nacional na Praça das Vitórias (Prefeitura Municipal) e em seguida do PINTANDO O 7. Esses dois momentos representam importante fonte de estímulo e resgate aos valores cívicos e tem como objetivo:

*Levar a criança a compreender o sentido da Pátria;

*Conhecer melhor a nossa história;

*Incentivar o amor,o cuidado e respeito à Pátria;

*Conhecer e valorizar os direitos e deveres de todos nós cidadãos;

*Valorizar a Escola como participante da grandeza da Pátria;

*Despertar o civismo e o senso crítico através dos músicos, das histórias e das atividades lúdicas.

Um Brasil mais atento e mais positivo!
7 de Setembro, Independência do Brasil.






sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Conselho de Cultura homenageia Copeiro

O Conselho Estadual de Cultura, na reunião da quinta-feira última, 4 de setembro, homenageou o músico oeirense Joaquim Copeiro, pelo transcurso de seu aniversário de 90 anos, ocorrido dia 2. Por proposição do conselheiro Ferrer Freitas, foi aprovado um voto de congratulações pelos relevantes serviços prestados a Oeiras no campo musical. Merrequim, como também é conhecido Copeiro, apelido que lhe foi dado pelo oeirense Péricles Portela, e que, segundo amigos dos dois, trata-se da abreviatura de Mestre Joaquim, é o único músico (tocava bombardino) remanescente da primeira formação da Banda de Música Santa Cecília, criada no ano de 1940, pelo então prefeito, Cel. Orlando Barbosa de Carvalho.
Nos anos 60/70 a banda deixou de apresentar-se nos desfiles cívicos e nas retretas das quintas e domingos no coreto da Praça da Bandeira. No início dos 80 foi reativada sob a batuta de Copeiro, que ficou como regente por mais de 10 anos, passando o comando para Edilberto Carmo, de família de músicos. Joaquim também será homenageado pela União Artística Operária Oeirense, por ser seu único sócio-fundador vivo.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Portaria proíbe carreatas e passeatas no mesmo dia


A partir deste final de semana somente poderão acontecer carreata ou passeata de uma coligação por dia, sempre aos sábados ou aos domingos, segundo portaria baixada pelo MM. Juiz Eleitoral desta 5ª Zona, Dr. Edson Rogério.
A DEMOCRACIA É REFLETIDA NA LIBERDADE DE ESCOLHA DE SEUS REPRESENTANTES PELO POVO.
Chega de tantas brigas, facadas, ameaças, empurrões, puxões de cabelo, etc. Chega de tanta "gata miando", "chororô", "mulher que chora" e que não chora, "arruma mala", "bezerro que mama", enfim, BAIXARIAS que em nada acrescentam à campanha dos candidatos, menos ainda ao nosso povo. Aliás, a execução dos jingles provocativos também foi proibida por meio da mencionada portaria, e há determinação judicial para apreensão do som e/ou do veículo. (Fonte: Sanya Mesquita)

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Fuá Bom!!! Noda de Caju e Pegada Quente no Terraço Show

A Melhor casa de shows do Sul Piauiense realiza no próximo dia 20 mais uma grande festa. Neste dia se apresentarão no palco do Terraço Show as Bandas Noda de Cajú e Pegada Quente, realizando mais uma grande noite. Os ingressos já estão à venda. Adquira o seu e curta mais essa grande promoção.






UM NOME PRA NÃO ESQUECER

(*) Ferrer Freitas


A pessoa perfilada nesta crônica, se soubesse da intenção, com certeza me desautorava sem pestanejar, pois, ao contrário de muitos, não gosta que se lhe façam mesuras. Adota a máxima bíblica segundo a qual o que a mão direita faz a esquerda não precisa saber. Trata-se da oeirense Socorro Barbosa, nascida na antiga rua do Tanguitá, em casa que já desapareceu, próxima do sobrado Major Selemérico. Lembro-me dela ainda muito jovem, bonita (ainda continua) e séria. Esta faceta, sem dúvida a mais marcante. Não diria taciturna, pela insuspeita admiração, mas não é outra coisa. Formada professora na cidade de Floriano, substituiu, no primeiro momento, a mestra Eva Feitosa, um ícone do ensino público em Oeiras, que entrara de férias no Grupo Escolar Armando Burlamaqui, justo na minha turma. Não me lembro do ano, série, nem de quantos éramos, mas nunca esqueço de alguns nomes: Juraci, do Riachão e primo da novel professora; Leônidas, “xô Liondas” do avô Raimundo Valentim; Antônio de Passos, Norma, Cristino e Marildes, todos Feitosa e sobrinhos de dona Eva; Meméía (Maria Amélia Freitas); Jesus Lopes; Filomena Sérvio; Miriam Nunes e sua prima Emília; Arlete Luz, minha vizinha, e muitos outros queridos coleguinhas cujos nomes me fogem à lembrança. Depois, passou a trabalhar no comércio de seu Mário Freitas, com a amiga maior, Maria Oliveira, até ser admitida na Caixa Econômica Federal (CEF), o que a trouxe para Teresina. Enquanto esteve na primeira capital, cuidou, com zelo exemplar, para que pudessem estudar, de dois irmãos menores do segundo matrimônio de seu pai , que ficara viúvo de sua mãe, dona Almerinda, mais conhecida por Dengosa. Seu Sebastião Barbosa, ainda homem moço, casou então com dona Jovita Madeira, uma guerreira que também foi objeto de crônica minha quando de sua passagem para o outro lado do mistério, como diria o bruxo do Cosme Velho. Moravam no então povoado São Francisco, onde ele desenvolvia atividades de agropecuarista. Nas horas vagas, era chefe político ligado ao grande líder Augusto Rocha Neto.

Voltando ao tempo de Oeiras, lembro-me de Socorro morando na Clodoaldo Freitas, nas proximidades do largo formado com a Travessa Padre Freitas , meu tetravô, acompanhada de Antônio e Maria, ainda crianças. O Tõim, ou Madeira, menino arteiro, como se dizia dos que faziam artes, em outras palavras, traquinices, era meu colega de peladas na pracinha, como chamávamos o Largo da Matriz. Outros dois, Janete e Francisco, moravam com a irmã Juanita, uma lembrança indelével da família e de amigos como Natércia e Miguel Reis. Não poderia deixar de citar ainda o mano-varão, do primeiro matrimônio, Barbosa, de registro Joaquim, que sempre foge para estas bandas quando o frio chega em São José dos Pinhais, passando, segundo o sobrinho Sebastião Júnior, que gosta de tirar um sarro, a se queixar do calorão que faz aqui.

Como preceptora, Socorro cuidava dos irmãos com rédea curta, sobretudo do Madeira, que ainda hoje agradece uns puxões de orelha. E não só deles, mas de quantos precisaram e foram à sua procura em busca de socorro, sem trocadilhos, até por não ser este seu prenome, como muitos pensam. É simplesmente Maria, um ser de excelsas virtudes, que aniversaria nesta data e chega a uma idade que poucos alcançam e, o que é melhor, sem que ninguém lhe dê. Calibre dos Carvalho do Riachão, revelou-me a prima Petinha. Daí recusar-me a declinar os números, em respeito à sua jovialidade e elegância discreta. Vida longa, Socorro, digo, Maria de Carvalho Barbosa.


(*)Ferrer Freitas é membro do Conselho Estadual de Cultura

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Carro que trazia mudanças e 10 motos de SP vira em Gaturiano

Um grave acidente envolvendo um caminhão que transportava uma mudança e 10 motos e que vinha de Mauá, estado de São Paulo, com destino a Bocaína, aconteceu no entroncamento das rodovias 316 com 230, no povoado Gaturiano. Este cruzamento já provocou diversos acidentes com vítimas fatais. O caminhão que era conduzido pelo senhor “Zé Bonfim”, além de geladeiras e vários móveis, vinham também 10 motos, que segundo o mesmo foram arrematadas em leilões na cidade de Mauá-SP. A Polícia Rodoviária Federal esteve no local e fará investigação para detectar a legalidade das motocicletas.
Fotos: Carlos Rubem











A Amazônia que eu não vi!


Domingo, 31 de agosto de 2008. Após um domingo modorrento, acabo de retornar de um breve passeio de fim de tarde pelas ruas centrais de Oeiras. Não nego que saí para dar uma “calibrada”, isto é, quer acabo de retornar com algumas belas lapadas de mangueira na cabeça.

Seja como for, no entanto, e ainda bem que foi desse jeito, não foi apenas para “encher o tanque” e alimentar o vício, que serviu a minha saída. Ela coincidiu com a saída de dezenas de estudantes moradores de cidades menores, vizinhas de Oeiras, que passaram a tarde de domingo prestando exames no Enem.

Só para encurtar a conversa, conversando com algumas jovens, fui informado de que o tema da redação da supracitada prova era (ou foi), “A Amazônia”.

Ainda sob efeito dos rubores do álcool, e retornando ao escritório, passei a pensar o que se poderia esperar que um jovem secundarista piauiense poderia dizer, que não fossem os mais óbvios lugares comuns sobre a Amazônia. Eu mesmo, fazendo um profundo exame de consciência, ou bem extrapolava falando, muito mais, da simbólica densa mata, do que, propriamente, daquela região do país.

Claro que sei, qualquer tema redacional pode levar à construção, até mesmo, de uma obra de arte. Mas não me consta que descobrir artistas da palavra escrita esteja entre os objetivos do ENEN.

Não sei como isso fuinciona, ignoro quais os mecanismos que levaram a comissão organizadora a escolher um tema tão pouco feliz para dizer o mínimo. Não sei, sequer, se esse exame foi proposto em nível nacional. Mas acho que esta escolha, assim como uma sentença jurisdicional deve ( ou deveria) ter sido motivada e muito bem expostos os motivos que os levaram a propor este tema.

Não me venham com a desculpa segundo a qual “o tema é o de somenos importância”. Se assim fosse, bastava abrir um “tema livre”., deixando o aluno escrever sobre as coisas às quais estivesse mais afeito.

Não! Não se tratou disso em nenhum momento! A comissão organizadora do ENEN houve por bem perguntar a estudantes dos Sertões de Dentro do Piauí suas concepções a respeito da Amazônia.

E digo mais, sem mêdo de errar, não demora e os contumazes críticos do nível de ensino no Brasil estarão pinçando redações “lamentáveis” e “Estapafurdias” sobre um tema tão presente no nosso quotidiano. Alunos Burros?

Joca Oeiras, o anjo andarilho Joca Oeiras, o anjo andarilho