sexta-feira, 30 de maio de 2008

Oeiras bem representada no SALIPI





Nesta edição do Salão do Livro do Piauí, Oeiras estará bem representada. Entre os convidados, está a poetisa Ana Flávia, que participará de bate-papo com os organizadores do evento, ao tempo que lançará o seu livro “Poetizando nas Nuvens”, na abertura do evento, no próximo domingo. Na segunda feira às 18h será a vez dos jornalistas Stefano Ferreira e Pedro Júnior participarem do bate papo literário e lançarem o livro “Passos do Bom Jesus -Narrativas de Fé”. Na programação Ainda consta o show de Vavá Ribeiro e uma palestra da Professora e Doutora em história, Áurea Pinheiro, que discutirá a temática ”Cultura Religiosa em Oeiras”.

quinta-feira, 29 de maio de 2008

OEIRAS REALIZA TRADICIONAL FESTA DO VAQUEIRO


Oeiras, marco da colonização do Piauí, surgiu a partir de expedições que entraram pelo sul do Estado, no século XVII, em busca de terras para o gado. Nasceu da prosperidade da fazenda Cabrobó de propriedade do sertanista Domingos Afonso Mafrense. O seu desbravamento e povoamento deve-se ao trabalho árduo do vaqueiro, esse homem de pele tostada pelo sol, corajoso que se tornou símbolo de resistência.
“É dever de todos reconhecer o trabalho do vaqueiro, a sua resistência e sua eterna esperança em melhores dias. Esse sentimento e gratidão por estes “heróis do sertão” deve ser compromisso de todo cidadão consciente, que sonha com a vida plena para todos, que luta pela reforma agrária, que acredita na cooperação mútua e na valorização da cultura sertanista”, enfatizou o secretário de cultura e turismo de Oeiras, Stefano Ferreira.
Em Oeiras, há mais de meio século comemora-se a Festa do Vaqueiro no mês de maio. Esta tradição foi instituída por iniciativa dos padres Antônio Cardoso e João Batista, juntamente com fazendeiros, comerciantes e agropecuários. Eles criaram a Associação de Nossa Senhora da Vitória para organizar os vaqueiros, prestar-lhes assitência social e incentivá-los na sua jornada diária. Segundo o historiados Pedro Dias Júnior, a associação não mais existe, mas a idéia ainda permanece com o incentivo do poder público municipal, de pessoas da comunidade e de toda a sociedade que comemora com entusiasmo o Dia do vaqueiro, que faz parte do calendário tradicional de eventos da cidade.




Este ano, a Prefeitura Municipal de Oeiras, através das Secretarias Municipais de Agricultura e Cultura, preparou uma programação diversificada para comemorar o Dia do Vaqueiro.
As comemorações iniciam-se no dia 30 de maio com Encontro dos vaqueiros com a comissão organizadora do evento no Parque de Exposição para o sorteio dos páreos para as disputas de corrida de cavalos. Neste mesmo dia acontece o tradicional forró dos Vaqueiros no Parque de Exposição da cidade animado pela banda local Zueira e a banda Menina Cobiçada de Fortaleza Ceará.
No dia 31 será servido café da manhã para os vaqueiros. Logo depois a concentração dos vaqueiros em frente ao Museu de Arte Sacra onde acontecerão os pronunciamentos das autoridades e apresentações preparadas pelas escolas da rede municipal.
Para encerrar as comemorações ao vaqueiro acontecerão competições de corrida de cavalos em várias modalidades com entrega de premiação, sorteio de brindes e almoço comunitário.

Grupo IPA e New Black Crew ministram oficinas em Simões




O Grupo IPA de Teatro participou no último final de semana de um intercâmbio cultural com o grupo Arte e Vida da cidade de Simões, no sul do Piauí. Naquela cidade, o IPA ministrou oficinas e apresentou alguns espetáculos em parceria com o grupo de dança New Black Crew.
Lameck Valentim ministro oficina de interpretação, Adaljerry Ferreira de técnica vocal e Adão Francisco ministrou a oficina de expressão corporal.
Entre os espetáculos encenados, destaque para o Instantâneo feito com a participação dos atores do Grupo IPA, Antônio Holanda, Clebson Brandão, Laila Patrícia, Lameck Valentim, Agivanildo Sousa, Adaljerry Ferreira e Elton Barbosa e dos dançarinos Adão, Alex e Michael.
O Grupo IPA está no cenário cultural oeirense há 11 anos, tendo encenado várias peças de sucesso, sendo que sue trabalhão de maior destaque é A Paixão de Cristo. O grupo tem participado de festivais por todo o Nordeste. O New Black Crew é um grupo formado na sua maioria por adolescente dos bairros Oeiras Nova e Jureminha, tendo à frente Adão Francisco, que é um jovem talentoso e determinado, que através de pesquisas e da curiosidade artística e, sozinho, aprendeu as técnicas do Hip Hop e hoje está entre os melhores dançarinos e coreógrafos do Piauí. Adão se dedica integralmente a ensinar dança a crianças e adolescentes com muito compromisso e responsabilidade.
Os grupos continuarão a trabalhar em parceria e ministrarão oficinas em algumas cidades do sul piauiense e em julho participarão do festival de Teatro de Fronteiras, onde o IPA também apresentará o espetáculo “A Beata Maria do Egito” de Raquel de Queiroz.
Para esta viagem o grupo contou com o apoio da PREFEITURA MUNICIPAL DE OEIRAS.












Festival de Teatro do Instituto Gandhi este final de semana


O Instituto Mahatma Gandhi realiza neste final de semana (sábado e domingo) mais uma edição do seu anual Festival de Teatro, que é uma homenagem ao poeta Torquato Neto. Serão encenadas pelos alunos várias peças, inclusive clássico do teatro nacional e mundial como O Bem Amado e A Megera Domada. Durante todos esses meses do primeiro semestre os alunos tiveram aulas teóricas sobre o fazer teatral e este final de semana mostrarão o resultado. O festival acontece no Cine Teatro Oeiras.

Oeiras



Há tantos nascer do sol, como o anoitecer dos poetas
Pessoas transitam como se nada acontecesse naquele lugar
Tão pacato e apaixonante
De praças humildes, mas com histórias de guerras e lutas
De escritores, poetas, políticos, pessoas simples
Tão acolhedoras que esquecem de sua vida
Vivo e aprendo, a saber, que em lugar algum encontrei paz assim
Ouço lugares, mortes, assaltos, mas aqui me vejo sempre a andar na calma e na ordem
Existem coisas más, e onde não existiria?

Poetas seguem caminhos, políticos gritam, pessoas comentam
Mas durante o descobrimento a beira do Mocha até hoje
O pássaro e o sol estão voltados para a cidade de tantas mil excelências.
Oeiras de fé, de morte, de vida e de amor.



Rômulo Feitosa

Karateca em busca de patrocínio para ir a SP

O Karateca oeirense Zacarias Júnior está na busca por patrocínio para participar da Copa Pan Americana de Karatê que acontecerá em São Paulo de 2 a 4 de julho. Zacarias vem se destacando em todas as competições no Piauí e no Nordeste e conseguiu a vaga ao ficar entre os finalistas da Copa Norte Nordeste que aconteceu no inicio de maio em Recife.

Nova viatura para a polícia de Oeiras

A Polícia Civil recebeu uma nova viatura. Trata-se de uma L 200, que veio para Oeiras através do deputado federal Marcelo Castro.A nova viatura vai ajudar ainda mais no policiamento em Oeiras. Mas a pergunta que não quer calar é: será se desta viatura vão tirar o ar condicionado como fizeram com a blazer?

Polícia Civil faz apreensão de CD’s e DVD’s piratas

A Polícia Civil numa ação comandada pelo delegado Beny Cavalcante apreendeu hoje em Oeiras cerca de 3 mil DVD’s e CD’s piratas que estavam sendo comercializados livremente em oito pontos de venda no centro de Oeiras. Os responsáveis foram autuados em flagrante e responderão na forma da lei.



OEIRAS REUNIU MILHARES DE PESSOAS DO DIA DO DESAFIO


O Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam a rotina e pratiquem no mínimo 15 minutos de atividade física da 0 hora às 21:30 horas do dia 28 de maio. O Dia do Desafio acontece em toda a América Latina com o objetivo de fazerem as pessoas refletirem sobre a importância da realização de atividades físicas como benefícios para a saúde do corpo e da mente.
No Dia do Desafio, cidades do mesmo porte estabelecem uma competição (a partir da adesão ao projeto) para tentar envolver nas atividades físicas maior percentagem de pessoas, em relação ao total de habitantes. É uma disputa amigável, que estimula a participação da população. Este ano, a cidade de Oeiras concorreu com a cidade de Cajamarca na Colômbia. Oeiras, que tem como gestor o prefeito Tiel Reis, possui uma população de 35.075 mil habitantes e sua concorrente Cajamarca (prefeito Guilherme Rodriguez Moreno) possui 21. 491 habitantes.
Em Oeiras as atividades foram coordenadas pela articuladora do Selo Unicef no município, a professora Rossana Ferreira.
Durante todo o dia aconteceram várias modalidades de atividades físicas no Ginásio Poliesportivo Santaninha iniciando pela manhã com uma caminhada pelas principais ruas e avenida, que reuniu todos os alunos das escolas municipais de Oeiras, escolas estaduais e privadas. As atividades físicas foram comandadas pelos educadores físicos da rede municipal de ensino que realizaram caminhada, alongamento, corrida, dança, ginástica laboral, passeio ciclístico, jogos, brincadeiras, natação e muitas outras atividades. Além das escolas várias outras instituições da cidade aderiram ao movimento que reuniu milhares de pessoas na Praça de Eventos da cidade.
Ao final das atividades a comissão organizadora contabilizou um número de cerca de 9 mil pessoas que realizaram atividades físicas durante o Dia do Desafio.
“No desafio, os vencedores são os cidadãos que além do corpo, exercitam a integração, a liderança, o espírito comunitário e começam a compreender a importância de fazer da atividade física um hábito para os outros dias do ano”, disse Maura Holanda, educadora física.
O Dia do Desafio além de fazer as pessoas praticarem atividades físicas funciona como atividade de pontuação para a aquisição do Selo Unicef Município Aprovado.
“O Dia do Desafio é importante para o Selo Unicef Município Aprovado no sentido de mostrar que o município se preocupa e está atento a necessidade da criança e do adolescente ter consciência da atividade física para o seu desenvolvimento físico e mental, ressaltou Rossana Ferreira.
O Selo Unicef Município Aprovado é um reconhecimento internacional, concedido a municípios do Semi-árido brasileiro, que alcançaram importantes melhorias na qualidade de vida de crianças e adolescentes. “O Selo acompanha e certifica a gestão municipal, dando visibilidade nacional e internacional aos municípios aprovados, ou seja, aqueles que obtêm os melhores resultados na implementação de políticas públicas voltadas para a infância e a adolescência. Nós como gestores não podemos deixar de implementar e/ou aperfeiçoar as políticas públicas, principalmente àquelas voltadas para o bem-estar da criança e do adolescente”, enfatizou o prefeito Tiel Reis.





































Texto: Maria Helena

Fotos: Adleuza Pacheco

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Paróquia Sagrada família comemora cinco anos


A paróquia Sagrada Família está celebrando durante estes dias, as celebrações em comemoração aos cinco anos de criação da paróquia. A festa tem como tema: “Cinco anos de caminhada em defesa da vida”. Durante o novenário acontecem ainda, procissões e leilões de jóias ofertadas pelos noitários. Todas as noites a pós a missa acontece um momento social com apresentações culturais e barraquinhas com bebidas e comidas típicas. As celebrações que se iniciaram dia 22 de maio se estenderão até o próximo dia 31.


Fonte: Emanuel Vital - www.meionorte.com/oeiras

Aposentados visitam centro histórico de Oeiras


O Sindicato dos Bancários do Piauí, através da Secretaria de Aposentados, realizou uma excursão com 27 aposentados para conhecer de perto o centro histórico da cidade de Oeiras, a primeira capital do Piauí

Durante o passeio que contou com a participação do vice-presidente do Sindicato, Valdisar Leandro, o grupo, que recebeu a denominação de “Mensageiros da Alegria”, seguiu um roteiro turístico que incluiu visita à Catedral de Nossa Senhora das Vitórias; Museu de Arte Sacra e Casa do Visconde da Parnaíba; Espaço Arte e Casa do Primeiro Médico do Piauí; Casa do Divino Espírito Santo; Sobrado Major Selemérico; Igreja Nossa Senhora do Rosário; Passos da Paixão e a estátua de Nossa Senhora das Vitórias.

Na oportunidade, o secretário de Cultura de Oeiras, Stefano Ferreira, ministrou uma palestra sobre a cultura sertaneja da cidade, enfatizando as potencialidades culturais exploradas nos dias atuais e que poderão ser exploradas futuramente. “Mas a exploração turística depende de infra-estrutura que vem avançando bastante nos últimos governos, todavia, necessita mais e mais nos governos futuros para que a cidade possa explorar toda a sua potencialidade e proporcionar o conforto desejável pelos visitantes”, explica.

Seguindo a programação, o grupo assistiu a uma apresentação de música ao vivo na Praça Leônidas Melo. Nessa programação, os turistas Antônio Neto, Chico Reis e Ana Diva se apresentaram cantando músicas de suas preferências. Em seguida, o artista plástico Leandro Melo também se apresentou fazendo uma retrospectiva sobre Noel Rosa e Pixinguinha. O grupo também aproveitou para saborear as delícias da culinária de Oeiras.

Na avaliação de Francisco Reis, diretor de Aposentados, o ponto forte desse encontro foi a integração e a consolidação do grupo. “Vale a pena destacar a consciência, o compromisso e o carinho demonstrado pelo secretário de Cultura com a sua cidade”, observa, agradecendo ainda a desenvoltura, a firmeza e a clareza das informações prestadas pelo guia turístico que acompanhou o grupo.

Foto: Adleuza Pacheco
Fonte: Redação Meio Norte

Instituições participam do Dia do Desafio. É Oeiras em busca do Selo Unicef!

Esta quarta feira foi marcada pelas atividades do Dia do Desafio. A cidade de Oeiras está na busca do Selo Unicef e hoje realizou esta atividade, que tinha por objetivo levar as pessoas a praticarem ao menos 15 minutos de atividades físicas.
Durante todo o dia aconteceram atividades no Ginásio Santaninha e no final da tarde na Praça de Eventos tendo à frente os professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino.
Além das práticas desenvolvidas pelos professores da Rede municipal, várias instituições pararam para a realização dos 15 minutos de atividades física. No Campus Professor Possidônio Queiroz, os alunos, professores e funcionários interromperam suas aulas para a prática de alongamento e ginástica laboral sob o comando da professora Gleidiciane Mendes.