sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

SEMANA SANTA DE OEIRAS – 2008






13 DE MARÇO – QUINTA – FEIRA DA FUGIDA

22h – Lançamento do livro: “Passos do Bom Jesus – Narrativas de Fé”, dos jornalistas Pedro Dias de Freitas Júnior e Stefano Ferreira dos Santos.
23h – Show musical com Rosinha Amorim e Rubenir Miranda (50 Anos da Bossa Nova)

Local: Café Oeiras

14 DE MARÇO – SEXTA – FEIRA DE PASSOS

22h – Show musical com Vanúsia e banda
Local: Café Oeiras

Show de forró com Washington Brasileiro
Show de forró com Roberto e banda

Local: Terraço Show

15 DE MARÇO – SÁBADO DE PASSOS

20h – Inauguração oficial da Escola Municipal Juarez Tapety

22h – Festa popular com a banda de forró Moleca 100 vergonha

Local: Em frente ao Ginásio Santaninha



16 DE MARÇO- DOMINGO DE RAMOS

· 19h- Mostra de Cinema da Vila do Mocha

Documentário Ariano Suassuna, O decodificador de brasilidades, do diretor Douglas Machado.
Bate-papo com o diretor


Local: solar das 12 Janelas



17 DE MARÇO- SEGUNDA FEIRA

· 19h- Mostra de cinema da Vila do Mocha

Documentário H. Dobal: Um homem Particular, do diretor Douglas Machado
Bate-papo com o diretor

Local: solar das 12 Janelas



18 DE MARÇO-TERÇA-FEIRA

· 19H- Mostra de cinema da Vila do Mocha

Documentário Assis Brasil: O códice e o cinzel (Douglas Machado)
Bate-papo com o diretor


Local: solar das 12 Janelas




19 DE MARÇO – QUARTA – FEIRA DE TREVAS
20h – Apresentação do espetáculo “A Paixão de Cristo” com o grupo IPA de teatro
Local: Praça das Vitórias

22h – Show musical com Karine e banda
Local: Café Oeiras

20 DE MARÇO – QUINTA – FEIRA SANTA

OBS: A Prefeitura Municipal de Oeiras não realiza e nem patrocina nenhum evento festivo nesse dia.


21 DE MARÇO – SEXTA – FEIRA DA PAIXÃO

00h – Show musical com Vivaldo e banda
Show musical com Dandinha e banda
Local: Café Oeiras

00h – Show com a banda de pagode Samba.com
Show com a banda Forró Sacode
Local: AABB de Oeiras


22 DE MARÇO – SÁBADO DE ALELUIA

22h – Festa Anos Dourados com a volta dos Falcões de Oeiras e a participação da banda Flash Back de Teresina
Local: BNB Clube

23h – Show com a banda de pagode Boca Loca e as bandas de forró Lagosta Bronzeada e Gaviões do Forró
Local: Terraço Show
(Foto: José Alberto)

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Comunidade Católica em festa: Oeiras volta ser Diocese e terá seu Bispo

A comunidade Católica de Oeiras está em festa com a nomeação do novo bispo de Oeiras e criação da diocese de Oeiras, que a partir de agora, se desvinculada da Diocese de Floriano. Era um anseio de trinta anos dos oeirense, ter sua própria diocese e seu próprio Bispo. O santo Padre o papa Bento XVI, nomeou o padre Juarez de Sousa da Silva, natural da cidade de Campo Maior. O bispo terá a missão de conduzir o evangelho a um à população estimada em mais de 130 mil habitantes que farão parte da nova diocese. O anuncio do Bispo e da Diocese de Oeiras, aconteceu na Igreja matriz de Nossa Senhora da Vitória pelo então Bispo de Oeiras Floriano D. Augusto Rocha, que a partir de agora ficara como um administrador das duas dioceses. D.augusto Rocha teve um papel importantíssimo para esse feito. Durante os sete anos que esteve a frente da diocese Oeiras- Floriano, sempre manteve contato com o Vaticano para que fosse criada a diocese de Oeiras, atendendo assim os anseios dos católicos oeirense. A ordenação do novo Bispo acontece no dia 17 de maio em Oeiras por escolha do Próprio Dom Juarez. A solenidade de ordenação será presidida pelo representante do Papa no Brasil D. Lorenzo Baldissere que esteve em Oeiras no ano passado, ocasião em que fez a dedicação da matriz de nossa Senhora da Vitória. A comunidade católica oeirense está em festa pelo anuncio do Novo Bispo. (Texto: Emannuel Vital - wwwmeionorte.com/oeiras)

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Vara do Trabalho de Oeiras realiza teste seletivo para estagiário

O Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região realizará teste seletivo para contratação de 01 (um) estagiário na área de Direito, para atuar na Vara do Trabalho de Oeiras, com a percepção de bolsa de estágio no valor de R$ 380,00 mensais.O estágio será de 1 (um) ano, prorrogável por igual período, e tem como pré-requisito que o estudante tenha cursado ou esteja cursando as disciplinas Teoria Geral do Processo e Direito Constitucional I, ou equivalentes.
As inscrições serão realizadas no período de 05 a 07 de março de 2008, das 09 às 13 horas na sede da Vara do Trabalho, na Praça Mafrense, 48 – Centro da cidade, mediante a doação de 1 kg (um quilo) de alimento não perecível. No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar um comprovante de matrícula no curso, uma foto 3x4 e original e cópia da cédula de identidade. As provas serão aplicadas dia 16/03/2008, das 9 às 11 horas, na Unidade Escolar Armando Burlamaqui.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Oeiras Fest homenageia Britney Spears


O Blog Oeiras Fest promove neste sábado uma homenagem à cantora a Britney Spears. Será no B. Maroca a partir das 23h, com a participação de 5 Dj”s : Kleber Santana, Catraca, Jonatha, Marcilio e Tiago Carlos. A festa é em comemoração ao aniversário do blogueiro GG Returns. A festa terá um super telão com imagens e clipes da cantora, mixagens ao vivo de músicas dela e de outros cantores, como também muito forró, reggae, pop, hip hop. Os ingressos já estão à venda como o promotor do evento.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Grupo IPA de Teatro lança A Paixão de Cristo 2008


O Grupo IPA de Teatro fez o lançamento oficial de A Paixão de Cristo 2008. Na sua 11ª edição o espetáculo que tem emocionado platéias do centro sul piauiense será apresentado na quarta feira santa, e mais uma vez terá o ator Flávio Guedes no papel de Jesus. A Paixão de Cristo de Oeiras é apresentada no Centro Histórico da cidade, que na ocasião é transformado num grande teatro a céu aberto e reúne cerca de 90 atores e 15 técnicos. O espetáculo tem produção de Wellestron Martins, direção geral de Lameck Valentim e apoio da Prefeitura Municipal de Oeiras e FUNDAC.

Meninas da Casa de Zabelê visitam Oeiras


Numa parceria entre as prefeituras de Oeiras e Teresina, as meninas atendida pelo programa social Casa de Zabelê em Teresina farão uma visita, nesta quarta e quinta feira a Oeiras. Na oportunidade o grupo de dança do programa apresentará o espetáculo A Lenda de Zabelê, no Espaço Cultural Café Oeiras a partir das 20h. A Casa de Zabelê é uma iniciativa da Prefeitura de Teresina-PI, para combater a prostituição e o trabalho infantis, conscientizar a família e promover a escolarização e a saúde das meninas adolescentes do município. É a primeira experiência com mulheres adolescentes no Piauí.

Comunidade Salinas realiza festival no mês de junho


A comunidade quilombola Salinas, localizada na zona rural do município de Campinas, realizará no mês de junho o festival de "Samba de Cumbuca". Segundo o Coordenador de Cultura das Comunidades Quilombolas do Piauí, Marcus Vinicius Ferreira, o Nego Vina (foto), o evento está previsto para os dias 11 e 12. O "Samba de Cumbuca" é uma das mais recentes "descobertas” da riqueza cultural piauiense. É muito forte e belo. (Fonte: www.180graus.com/cultura)

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

UNO EADCON realiza vestibular com inscrições gratuitas para Comunicação Social


Estão abertas até amanhã na UNO EADCON, as inscrições para o vestibular para o curso de Comunicação Social, as inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas na sede da Faculdade que fica na Travessa Floriano Peixoto, 69, próximo a Igreja da Conceição. A UNO EADCON, trabalha com educação a distancia, sendo a primeira nessa modalidade de ensino no Brasil e é reconhecida pelo MEC.
A UNO – Universidade de oeiras, possui modernas instalações com amplas e confortáveis salas de aula, climatizadas, com carteiras alcochoadas, laboratório de informática, biblioteca com mais de 1500 livros, elevador para portadores de necessidades especiais.A UNO oferece os cursos de Letras, Comunicação Social, Matemática, Pedagogia, Serviço Social, Tecnólogo em Analise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnólogo em Fundamentos Jurídicos, todos com preços acessíveis.
A UNO EADCON oferece também Pós Graduação em Gestão Escola e Metodologia de História e Geografia, sendo que as inscrições estão abertas até o dia 07 de março e as aulas tendo inicio dia 09. A faculdade também oferecerá Pré Vestibular gratuito para os alunos da Rede Pública de Ensino. Procure a UNO para fazer a sua matricula gratuita no vestibular para comunicação social e obter maiores informações.

sábado, 16 de fevereiro de 2008

COMO MORREU JESUS

Com a proximidade da Semana Santa as revistas e jornais costumam sempre publicar matérias sobre Jesus Cristo. Vejam essa que está na ISTO É dessa semana.


Médico legista dos EUA faz uma inédita autópsia de Cristo e explica, cientificamente, o que ocorreu em seu corpo durante o calvário

Por NATÁLIA RANGEL

De duas, uma: sempre que a ciência se dispõe a estudar as circunstâncias da morte de Jesus Cristo, ou os pesquisadores enveredam pelo ateísmo e repetem conclusões preconcebidas ou se baseiam exclusivamente nos fundamentos teóricos dos textos bíblicos e não chegam a resultados práticos. O médico legista americano Frederick Zugibe, um dos mais conceituados peritos criminais em todo o mundo e professor da Universidade de Columbia, acaba de quebrar essa regra. Ele dissecou a morte de Jesus com a objetividade científica da medicina, o que lhe assegurou a imparcialidade do estudo. Temente a Deus e católico fervoroso, manteve ao longo do trabalho o amor, a devoção e o respeito que Cristo lhe inspira. Zugibe, 76 anos, juntou ciência e fé e atravessou meio século de sua vida debruçado sobre a questão da verdadeira causa mortis de Jesus. Escreveu três livros e mais de dois mil artigos sobre esse tema, todos publicados em revistas especializadas, nos quais revela como foi a crucificação e quais as conseqüências físicas, do ponto de vista médico, dos flagelos sofridos por Cristo durante as torturantes 18 horas de seu calvário. O interesse pelo assunto surgiu em 1948 quando ele estudava biologia e discordou de um artigo sobre as causas da morte de Jesus. Desde então, não mais deixou de pesquisar e foi reconstituindo com o máximo de fidelidade possível a crucificação de Cristo. Nunca faltaram, através dos séculos, hipóteses sobre a causa clínica de sua morte. Jesus morreu antes de ser suspenso na cruz? Morreu no momento em que lhe cravaram uma lança no coração? Morreu de infarto? O médico legista Zugibe é categórico em responder “não”. E atesta a causa mortis: Jesus morreu de parada cardiorrespiratória decorrente de hemorragia e perda de fluidos corpóreos (choque hipovolêmico), isso combinado com choque traumático decorrente dos castigos físicos a ele infligidos. Para se chegar a esse ponto é preciso, no entanto, que antes se descreva e se explique cada etapa de seu sofrimento.
Zugibe trabalhou empiricamente. Ele utilizou uma cruz de madeira construída nas medidas que correspondem às informações históricas sobre a cruz de Jesus (2,34 metros por 2 metros), selecionou voluntários para serem suspensos, monitorou eletronicamente cada detalhe – tudo com olhos e sentidos treinados de quem foi patologista-chefe do Instituto Médico Legal de Nova York durante 35 anos. As suas conclusões a partir dessa minuciosa investigação são agora reveladas no livro A crucificação de Jesus – as conclusões surpreendentes sobre a morte de Cristo na visão de um investigador criminal, recém-lançado no Brasil (Editora Idéia e Ação, 455 págs., R$ 49,90). “Foi como se eu estivesse conduzindo uma autópsia ao longo dos séculos”, escreve o autor na introdução da obra. Trata-se de uma viagem pela qual ninguém passa incólume – sendo religioso, agnóstico ou ateu. O ponto de partida é o Jardim das Oliveiras, quando Jesus se dá conta do sofrimento que se avizinha: condenação, açoitamento e crucificação. Relatos bíblicos revelam que nesse momento “o seu suor se transformou em gotas de sangue que caíram ao chão”. A descrição (feita pelo apóstolo Lucas, que era médico) condiz, segundo o legista, com o fenômeno da hematidrose, raro na literatura médica, mas que pode ocorrer em indivíduos que estão sob forte stress mental, medo e sensação de pânico. As veias das glândulas sudoríparas se comprimem e depois se rompem, e o sangue mistura-se então ao suor que é expelido pelo corpo.
Fala-se sempre das dores físicas de Jesus, mas o seu tormento e sofrimento mental, segundo o autor, não costumam ser lembrados e reconhecidos pelos cristãos: “Ele foi vítima de extrema angústia mental e isso drenou e debilitou a sua força física até a exaustão total.” Zugibe cita um trecho das escrituras em que um apóstolo escreve: “Jesus caiu no chão e orou.” Ele observa que isso é uma indicação de sua extrema fraqueza física, já que era incomum um judeu ajoelhar-se durante a oração. A palidez com que Cristo é retratado enquanto está no Jardim das Oliveiras é um reflexo médico de seu medo e angústia: em situações de perigo, o sistema nervoso central é acionado e o fluxo sangüíneo é desviado das regiões periféricas para o cérebro, a fim de aguçar a percepção e permitir maior força aos músculos. É esse desvio do sangue que causa a palidez facial característica associada ao medo. Mas esse era ainda somente o começo das 18 horas de tortura. Após a condenação, Jesus é violentamente açoitado por soldados romanos por ordem de Pôncio Pilatos, o prefeito de Judéia. Para descrever com precisão os ferimentos causados pelo açoite, Zugibe pesquisou os tipos de chicotes que eram usados no flagelo dos condenados. Em geral, eles tinham três tiras e cada uma possuía na ponta pedaços de ossos de carneiro ou outros objetos pontiagudos. A conclusão é que Jesus Cristo recebeu 39 chibatadas (o previsto na chamada Lei Mosaica), o que equivale na prática a 117 golpes, já que o chicote tinha três pontas. As conseqüências médicas de uma surra tão violenta são hemorragias, acúmulo de sangue e líquidos nos pulmões e possível laceração no baço e no fígado. A vítima também sofre tremores e desmaios. “A vítima era reduzida a uma massa de carne, exaurida e destroçada, ansiando por água”, diz o legista.
Ao final do açoite, uma coroa de espinhos foi cravada na cabeça de Jesus, causando sangramento no couro cabeludo, na face e na cabeça. Também nesse ponto do calvário, no entanto, interessa a explicação pela necropsia. O que essa coroa provocou no organismo de Cristo? Os espinhos atingiram ramos de nervos que provocam dores lancinantes quando são irritados. A medicina explica: é o caso do nervo trigêmeo, na parte frontal do crânio, e do grande ramo occipital, na parte de trás. As dores do trigêmeo são descritas como as mais difíceis de suportar – e há casos nos quais nem a morfina consegue amenizá-las. Em busca de precisão científica, Zugibe foi a museus de Londres, Roma e Jerusalém para se certificar da planta exata usada na confecção da coroa. Entrevistou botânicos e em Jerusalém conseguiu sementes de duas espécies de arbustos espinhosos. Ele as plantou em sua casa, elas brotaram e cresceram. O pesquisador concluiu então que a planta usada para fazer a coroa de espinhos de Jesus foi o espinheiro- de-cristo sírio, arbusto comum no Oriente Médio e que tem espinhos capazes de romper a pele do couro cabeludo. Após o suplício dessa “coroação”, amarraram nos ombros de Jesus a parte horizontal de sua cruz (cerca de 22 quilos) e penduraram em seu pescoço o título, placa com o nome e o crime cometido pelo crucificado (em grego, crucarius). Seguiu-se então uma caminhada que os cálculos de Zugibe estimam em oito quilômetros. Segundo ele, Cristo não carregou a cruz inteira, mesmo porque a estaca vertical costumava ser mantida fora dos portões da cidade, no local onde ocorriam as crucificações. Ele classifica de “improváveis” as representações artísticas que o mostram levando a cruz completa, que então pesaria entre 80 e 90 quilos.


RELIGIÃO “Em nenhum momento meu livro contradiz as escrituras. Os meus estudos só reforçaram a minha fé em Deus”, diz o legista Zugibe


Ao chegar ao local de sua morte, as mãos de Jesus foram pregadas à cruz com pregos de 12,5 centímetros de comprimento. Esses objetos perfuraram as palmas de suas mãos, pouco abaixo do polegar, região por onde passam os nervos medianos, que geram muita dor quando feridos. Já preso à trave horizontal, Cristo foi suspenso e essa trave, encaixada na estaca vertical. Os pés de Jesus foram pregados na cruz, um ao lado do outro, e não sobrepostos – mais uma vez, ao contrário do que a arte e as imagens representaram ao longo de séculos. Os pregos perfuraram os nervos plantares, causando dores lancinantes e contínuas.
Preso à cruz, Cristo passou a sofrer fortes impactos físicos. Para conhecê-los em detalhes, o médico legista reconstituiu a crucificação com voluntários assistidos por equipamentos médicos. Os voluntários tinham entre 25 e 35 anos e o monitoramento físico incluiu eletrocardiograma, medição da pulsação e da pressão sangüínea. Eletrodos cardíacos foram colados ao peito dos voluntários e ligados a instrumentos para testar o stress e os batimentos cardíacos. Todos os voluntários observaram que era impossível encostar as costas na cruz. Eles sentiram fortes cãibras, adormecimento das panturrilhas e das coxas e arquearam o corpo numa tentativa de esticar as pernas.


Zugibe contra Mel Gibson
REPROVADO Gibson cometeu erros históricos


O filme americano A paixão de Cristo (2005), de Mel Gibson (foto), é duramente criticado pelo médico Frederick Zugibe. Ele afirma que a produção tem equívocos médicos, científicos e históricos. Os erros:
• Jesus leva um violento golpe no olho no Jardim das Oliveiras. De acordo com Zugibe, ele não foi agredido nessa fase de seu calvário.• Apenas o aramaico e o latim são falados no filme. Ficou de fora o grego, principal idioma da Terra Santa na época de Jesus. • A parte da frente do corpo de Jesus também é açoitada, o que contraria os escritos antigos. • Jesus leva uma cruz de 80 a 90 quilos. Zugibe afirma que só a barra horizontal era carregada e a vertical ficava pregada ao chão do lado de fora dos portões da cidade. • O descanso para os pés mostrado no filme é uma invenção de artistas do século passado, segundo Zugibe. • Ao contrário do que mostra o filme, a água e o sangue não jorram do peito de Jesus após a retirada da lança. Escorrem suavemente
.


A partir desse derradeiro, corajoso e ousado experimento realizado por Zugibe, ele passou a discutir o que causou de fato a morte de Cristo. Analisou três teorias principais: asfixia, ruptura do coração e choque traumático e hipovolêmico – por isso a importância médica e fisiológica de se ter descrito, anteriormente e passo a passo, o processo de tortura física e psíquica a que Jesus foi submetido. A teoria mais propagada é a da morte por asfixia, mas ela jamais foi testada cientificamente. Essa hipótese sustenta que a posição na cruz é incompatível com a respiração, obrigando a vítima a erguer o corpo para conseguir respirar. O ato se repetiria até a exaustão e ele morreria por asfixia quando não tivesse mais forças para se mover. Defende essa causa mortis o cirurgião francês Pierre Barbet, que se baseou em enforcamentos feitos pelo Exército austro-germânico e pelos nazistas no campo de extermínio de Dachau. Zugibe classifica essa tese de “indefensável” sob a perspectiva médica. Os exemplos do Exército ou do campo de concentração não valem porque os prisioneiros eram suspensos com os braços diretamente acima da cabeça e as pernas ficavam soltas no ar. Não é possível comparar isso à crucificação, na qual o condenado é suspenso pelos braços num ângulo de 65 a 70 graus do corpo e tem os pés presos à cruz, o que lhe dá alguma sustentação. Experimentos feitos com voluntários atados com os braços para o alto da cabeça mostraram que, em poucos minutos, eles ficaram com capacidade vital diminuída, pressão sangüínea em queda e aumento na pulsação. O radiologista austríaco Ulrich Moedder também derruba o raciocínio de Barbet afirmando que esses voluntários não suportariam mais de seis minutos naquela posição sem descansar. Pois bem, Jesus passou horas na cruz.
Quanto à hipótese de Cristo ter morrido de ruptura do coração ou ataque cardíaco, Zugibe alega ser muito difícil que isso ocorra a um indivíduo jovem e saudável, mesmo após exaustiva tortura: “Arteriosclerose e infartos do miocárdio eram raros naquela parte do mundo. Só ocorriam em indivíduos idosos.” Ele descarta a hipótese por falta de provas documentais. Prefere apostar no choque causado pelos traumas e pelas hemorragias. A isso somaram-se as lancinantes dores provenientes dos nervos medianos e plantares, o trauma na caixa torácica, hemorragias pulmonares decorrentes do açoitamento, as dores da nevralgia do trigêmeo e a perda de mais sangue depois que um dos soldados lhe arremessou uma lança no peito, perfurando o átrio direito do coração. Zugibe usa sempre letras maiúsculas nos pronomes que se referem a Jesus e se vale de citações bíblicas revelando a sua fé. Indagado por ISTOÉ sobre a sua religiosidade, ele diz que os seus estudos aumentaram a sua crença em Deus: “Depois de realizar os meus experimentos, eu fui às escrituras. É espantosa a precisão das informações.” Ao final dessa viagem ao calvário, Zugibe faz o que chama de “sumário da reconstituição forense”. E chega à definitiva causa mortis de Jesus, em sua científica opinião: “Parada cardíaca e respiratória, em razão de choque traumático e hipovolêmico, resultante da crucificação.”

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Secretaria de Cultura lança o Museu da Cidade


A Prefeitura Municipal de Oeiras lançou no último dia 12 o projeto do Museu da Cidade que ficará a cargo da Secretaria Municipal de Cultura de Turismo. O lançamento aconteceu no Solar das 12 Janelas com a presença de várias entidades e pessoas amantes da história de Oeiras.
O Museu funcionará no prédio da antiga prefeitura municipal localizado na Praça Costa Alvarenga.
O projeto do museu foi concebido pela museóloga Maria de Fátima Santos de Deus e terá a coordenação da historiadora Socorro Barros, com o apoio de instituições que queiram colaborar com a criação e preservação do museu.
Para o prefeito municipal Tiel Reis, o Museu da Cidade vai resgatar e principalmente preservar a história do povo que foi o berço da civilização piauiense. “Em Oeiras já existe o tradicional e importante Museu de Arte Sacra, entretanto este resguarda somente uma vertente da história oeirense, a religiosa, que é tão marcante no cenário da primeira capital do Piauí. Oeiras precisa ter um lugar onde possa expor todos os seus potenciais artísticos e culturais, foi daí que veio o sonho de criar o Museu da Cidade que vai preservar toda sua história”, enfatizou Tiel Reis. O museu constará de sete salas temáticas que foram planejadas de maneira a envolver todos os segmentos que caracterizam a história e cultura oeirense.
A primeira sala terá o tema “A formação da cidade (Século XVII). A Fazenda Cabrobó - o Boi, o Cavalo, o Fazendeiro, o Vaqueiro, o Índio e o Negro”. Ficará situada bem na entrada do prédio onde será colocado um grande Painel Fotográfico do Riacho Mocha, marco zero do início da cidade”, além de exposições com painéis, maquetes, documentos históricos, textos (ficha técnicas do acervo), mapas, objetos utilitários e obras de arte. A sala mostrará elementos que mostram a formação da cidade.
A sala de história 02 terá o tema “A História da cidade (Séculos XVIII e XIX): Vinda dos imigrantes; Fundação da Vila, depois cidade; Lutas pela independência; Transferência da capital, o Império e a República”. Contará com Painel Fotográfico das Famílias de Oeiras; exposição com painéis, textos, fotos, mapas, plantas, objetos e obras de arte. A sala mostrará a evolução das famílias oeirenses. Apresentará a genealogia de homens e mulheres que fizeram a história da cidade.
A sala de história 03 terá a Galeria de Fotos dos Presidentes, Governadores e Intendentes da Província e Prefeitos de Oeiras com exposição de fotos e textos dos presidentes, governadores e intendentes, e de objetos que contenha feitos marcantes para a vida política de Oeiras.
A sala 04 terá o tema “Religiosidade, Festa do Divino e a Semana Santa”. Será o ambiente do Divino Espírito Santo com Painel Fotográfico com a Festa de Divino com exposição permanente de fotos, textos, objetos sacros.
A sala 05 abordará o tema “Arte Popular” com exposição permanente com painéis, fotos, textos, peças artesanais, das diversas manifestações populares como o grupo folclórico Congos de Oeiras; Pastoril; Roda de São Gonçalo; Reizado.
A sala 06 será o Memorial Possidônio Queiroz com o acervo do músico e flautista contendo livros, partituras, vestimentas e instrumentos musicais. Nesta sala será ainda disponibilizado o Acervo do Arquivo Público para pesquisas acadêmicas.
A última sala será intitulada “Jardim dos Poetas” com espaço interno ambientado com plantas regionais e com totens em vidro chapeado onde estarão escritos poemas e uma pequena biografia dos grandes poetas oeirenses.
Além das salas temáticas o Museu da Cidade de Oeiras contará em sua estrutura física com recepção/guarda-volumes; direção e secretaria; depósito e banheiros e terá acesso direto para o centro de artesanato municipal.
A inauguração do Museu da Cidade de Oeiras está previsto para o daí 11 de maio, data em que é comemorada a festa de Pentecoste - Festa Tradicional do Divino Espírito Santo.
(Fonte: www.tvcanal13.com.br/municipios (Maria Helena) - Foto: Adleuza Pacheco)

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Oeiras ganha mais uma poetisa

Oeiras assistiu na noite deste sábado o primeiro trabalho da sua mais nova poetisa. Nova não só por ser mais uma poetisa se lançando no mercado, mas também pela idade. Ana Flávia da Silva Pereira de apenas 11 anos. Como já bem disse O.G.Rêgo de Carvalho, Oeiras é a terra de poetas, músicos e loucos, e Ana Flávia chega para reforçar esta galeria .
Os poemas do livro "Poetisando nas Nuvens" foram escritos quando Ana Fláva tinha ainda 11 anos. Ela conta que já tem pronto outro lançamento.
A poetisa é aluna do Colégio Paulo Freire, e o livro foi apresentado pela diretora pedagógica Rita de Cássia Neiva, a Cassí, e reuniu no Espaço Cultural Café Oeiras, familiares, amigos, alunos e professores de Ana Flávia. (Fotos: Adleuza Pacheco)