quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

24 TOQUES PARA SER FELIZ
(Roberto Shyniashiki)

01 - Seja ético

A vitória que vale a pena é a que aumenta sua dignidade e reafirma valores profundos. Pisar nos outros para subir desperta o desejo de vingança.


02 - Estude sempre e muito.
A glória pertence àqueles que têm um trabalho especial para oferecer.


03 - Acredite sempre no amor.
Não fomos feitos para a solidão. Se você está sofrendo por amor, está com a pessoa errada ou amando de uma forma ruim para você. Caso tenha se separado, curta a dor, mas se abra para outro amor.


04 - Seja grato(a) a quem participa de suas conquistas.
O verdadeiro campeão sabe que as vitórias são alimentadas pelo trabalho em equipe. Agradecer é a melhor maneira de deixar os outros motivados.


05 - Eleve suas expectativas

Pessoas com sonhos grandes obtêm energia para crescer. Os perdedores dizem: 'isso não é para nós'. Os vencedores pensam em como realizar o objetivo.


06 - Curta muito a sua companhia

Casamento dá certo para quem não é dependente.


07 - Tenha metas claras

A História da Humanidade é cheia de vidas desperdiçadas, amores que não geram relações enriquecedoras, talentos que não levam carreiras ao sucesso, etc. Ter objetivos evita desperdícios de tempo, energia e dinheiro.


08 - Cuide bem do seu corpo.

Alimentação, sono e exercício são fundamentais para uma vida saudável. Seucorpo é seu templo. Gostar da gente deixa as portas abertas para os outrosgostarem também.


09 - Declare o seu amor

Cada vez mais devemos exercer o nosso direito de buscar o que queremos (sobretudo no amor). Mas atenção: elegância e bom senso são fundamentais.


10 - Amplie os seus relacionamentos profissionaisOs amigos são a melhor referência em crises e a melhor fonte de oportunidades na expansão. Ter bons contatos é essencial em momentos decisivos.


11 - Seja simples

Retire da sua vida tudo o que lhe dá trabalho e preocupação desnecessários.


12 - Não imite o modelo masculino do sucesso

Os homens fizeram sucesso a custa de solidão e da restrição aos sentimentos.. O preço tem sido alto: infartos e suicídios. Sem dúvida, temos mais a aprender com as mulheres do que elas conosco. Preserve a sensibilidade feminina - é mais natural e mais criativa.


13 - Tenha um orientador

Viver sem é decidir na neblina, sabendo que o resultado só será conhecido, quando pouco resta a fazer. Procure alguém de confiança, de preferência mais experiente e mais bem sucedido, para lhe orientar nas decisões, caso precise.


14 - Jogue fora o vício da preocupação

Viver tenso e estressado está virando moda. Parece que ser competente e estar de bem com a vida são coisas incompatíveis. Bobagem... Defina suas metas,conquiste-as e deixe as neuras para quem gosta delas.


15 - O amor é um jogo cooperativo.

Se vocês estão juntos é para jogar no mesmo time.


16 - Tenha amigos vencedores.

Aproxime-se de pessoas com alegria de viver.


17 - Diga adeus a quem não o(a) merece.

Alimentar relacionamentos, que só trazem sofrimento é masoquismo, é atrapalhar sua vida. Não gaste vela com mau defunto. Se você estiver com um marido/mulher que não esteja compartilhando, empreste, venda, alugue, doe... e deixe o espaço livre para um novo amor.


18 - Resolva!

A mulher/homem do milênio vai limpar de sua vida as situações e os problemas desnecessários.


19 - Aceite o ritmo do amor.

Assim como ninguém vai empolgadíssimo todos os dias para o trabalho, ninguém está sempre no auge da paixão. Cobrar de si e do outro viver nas nuvens é o começo de muita frustração.


20 - Celebre as vitórias.

Compartilhe o sucesso, mesmo as pequenas conquistas, com pessoas queridas. Grite, chore, encha-se de energia para os desafios seguintes.


21 - Perdoe!

Se você quer continuar com uma pessoa, enterre o passado para viver feliz. Todo mundo erra, a gente também.


22 - Arrisque!

O amor não é para covardes. Quem fica a noite em casa sozinho, só terá que decidir que pizza pedir. E o único risco será o de engordar.


23 - Tenha uma vida espiritual.Conversar com Deus é o máximo, especialmente para agradecer. Reze antes de dormir. Faz bem ao sono e a alma. Oração e meditação são fontes de inspiração.


24 - Muita paz, harmonia e amor... sempre!


A MELHOR MANEIRA DE MELHORAR O PADRÃO DE VIDA, É MELHORAR O PADRÃO DOPENSAMENTO...

domingo, 27 de janeiro de 2008

Zé de Helena, homenagem a um lutador
*Luiz Mott



Várias vezes tenho dito e escrito, que por sua posições progressistas, “o Piauí é a San Francisco do Brasil”, pela forma moderna e esclarecida como os piauienses vêm se relacionando nos último tempos com um dos maiores tabus contemporâneos: o amor entre iguais. A reeleição da vereadora, atualmente exercendo o cargo de vice-prefeitta de Colônia do Piauí, Kátia Tapety, é uma das provas mais convincentes que para muitos piauienses, o que vale é a capacidade, a honestidade, a bondade do coração, e não a forma como o indivíduo se veste, ou com quem compartilha seus afetos e emoções íntimas. Afinal, cidadania não tem roupa certa e o amor não tem sexo.
A concessão, na data de hoje, Festa do 24 de Janeiro (2008), por parte do Município de Oeiras e do Estado do Piauí das Medalhas do Mérito Mafrense e Renascença, respectivamente, deste merecido reconhecimento a José Hipólito Marinho, o sobejamente conhecido Zé de Helena, é mais uma prova do respeito e carinho como os sertanejos tratam àqueles que ousando desobedecer a heteronormatividade dominante, vivenciaram na prática, o que o insuperável poeta Fernando Pessoa pleiteava como solução para a boa convivência humana: “O amor que é essencial; o sexo, acidente; pode ser igual,pode ser diferente”. Zé de Helena faz parte de aproximadamente 10% da humanidade “cujo amor não ousava dizer o nome”, e que apesar das fogueiras da Inquisição, dos campos de concentração dos nazistas, das pedradas do Levítico e dos insultos dos homófobos contemporâneos, persiste nesta invencível sina, de seguir o que o coração dite, sem medo do inferno nem da maldade das línguas viperinas. “Toda maneira de amor vale a pena, toda maneira de amor valerá!”
Que estas homenagens prestadas, com toda justiça, a Zé de Helena sirvam de marco em oeiras, no Piauí e em todo o Brasil, para garantir doravante o respeito à livre orientação sexual de todos os gays, lésbicas e travestis. Desde que dois amantes sejam adultos e livremente se amem, ninguém tem nada a ver com a felicidade alheia. Cada qual no seu cada qual. Longa vida à Brisa do Mar – Zé de Helena – a Bicha-Mor de Oeiras e do Sertão do Piauí. Exemplo de determinação e resistência à ignorância e ao desamor!

*Professor Luiz Mott, antropólogo, Cidadão Piauiense por Decreto da Assembléia Legislativa do Piauí, Comendador da Ordem do Rio Branco e do Mérito Cultural e Decano do Movimento Homossexual Brasileiro.



José Hipólito Marinho, o Zé de Helena, nasceu no dia 25 de setembro de 1928, na Primeira Capital do Piauí. Filho de Hozano Pereira Marinho e Helena Hipólito Marinho. Jardineiro (aposentado) da Prefeitura Municipal de Oeiras, admitido que foi, em 1946, por ato do então prefeito José Nogueira Tapety, que o cognominou de “Brisa do Mar”. Também prestou serviço Juno ao DNOCS. Garçom, paisagista, decorador. Presença marcante em todos os ventos sociais e religiosos de sua cidade natal. Figura de primeiríssima grandeza que tem conquistado o respeito e admiração de todos quanto o conhece.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Prefeitura outorga Medalha do Mérito Mafrense




















































Em comemoração ao 24 de Janeiro, a Prefeitura Municipal de Oeiras outorga tradicionalmente a medalha do Mérito Mafrense, comenda que prestigia e reconhece os méritos de personalidades civis, militares e eclesiásticas, bem como entidades e grupos organizados que prestam relevantes serviços à cidade e ao seu povo.
Instituída pelo decreto nº 09, de 05 de novembro de 1987, a Medalha “Mérito Mafrense” é uma condecoração que homenageia o sertanista Domingos Afonso Mafrense, desbravador do Estado do Piauí a partir de Oeiras.
Mérito Mafrense é uma medalha de metal dourado de 35mm de diâmetro, com fita azul e vermelha, constando, em uma das faces a gravura do mapa do município circundando a Ponte Zacarias de Góis e Vasconcelos, primeira do estado, sobre o riacho Mocha, e, na outra, a esfinge do sertanista Domingos Afonso Mafrense.


Os agraciados

Este ano, foram agraciados com a ex-presidente do Serviço Social do Município de Oeiras, Aleksandra Rocha Angeline Tapety; ex-prefeito de Oeiras, Antônio Casciano Barroso (in memoriam); presidente do TRT da 22ª região do Piauí, Arnaldo Boson Paes; bispo da diocese Oeiras-Floriano, Dom Augusto Alves da Rocha; juiz federal, Carlos Augusto Paes Brandão; Euvaldo Angeline da Silva, médico; José Hipólito Marinho, o jardineiro Zé de Helena; Deputado Estadual Luciano Nunes Filho; Pastor da Igreja Assembléia de Deus, Francisco de Assis Ribeiro de Queiroz; empresário e diretor do Grupo Claudino, João Claudino Fernandes; deputado estadual Juarez Piauhyense de Freitas Tapety; comandante da 8ª CIPM de Oeiras, Major Luís Carlos Feitosa de Sales Reis; presidente do grupo de Capoeira Raízes do Brasil, Manoel Rodrigues Ferreira (Marquito); prefeito municipal de Teresina, Silvio Mendes de Oliveira Filho; grupo folclórico Congos de Oeiras e Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte.
FOTOS: ADLEUZA PACHECO

Prefeitura inaugura Centro de Saúde de Oeiras Nova e nomeia patronos de ruas


Marcando as comemorações dos 185 anos de Adesão do Piauí a Independência do Brasil a prefeitura de Oeiras, realizou uma programação para comemorar esta data, tão importante para Oeiras. Começando no dia 23 com a inauguração do Centro de Saúde de Oeiras Nova, que abrigará entre outras coisas o CEO – Centro de Especialidades Odontológicas. Estiveram presentes à solenidade de inauguração o prefeito de Teresina Sílvio Mendes, deputado Luciano Nunes, Deputado Mauro Tapety, Deputado Valério Chaves, secretários municipais e vereadores. Este centro, além do CEO terá consultórios médicos para atendimento em diversas especialidades. O centro está localizado na Avenida Isaias Coelho, ao lado do estádio Gérson Campos. Na mesma noite, o prefeito Tiel Reis, numa cerimônia marcada por muita emoção oficializou os patronos de 110 ruas de Oeiras. Na cerimônia, parentes e amigos dos homenageados. Quase todos os bairros oeirenses, tinham ruas conhecidas apenas por “projetada” que a partir de agora possuem uma denominação.






Alguns dos homenageados:
João Bosco, Eurídice Sousa, Olavo Brás, Arlindo Carneiro, Ranieri Dantas, Nô do Bar, Teobaldo Ferreira, Albertino Moreira, Ronaldo Moreira, Sâmila França, Válber Reis, Edna Santana, Jocione Santana, Alcione Sá, Amparo Vieira, Jeremias Pacheco, Valmira Alice, Albina Vieira, Preta Bedega, Abdias Viana, Alberino Silva, Mariano Dentista, Vital Cortez, Deputado Zeca de Doutor, Casciano Barroso, Mário Vieira, Mário Leocádio, Chico Carvalho, Martinho Santana, Joana do Barreirão, Espírito Santo Borges, Izídio Borges, Alcione Sá, Vicente Côco, Ceci Carmo, Enfermeira Totonha, Alvino, Benedita Costa, Jambeth, João de Gérson, Genésio Aquino, Raimundinho Caminhoneiro, Garcias Guedes, Pedro Bodeiro, Zequinha Cortez, Germano Borges, Enfermeira Lindalva, Antonio Dentinho, Zé de Elói, Seu Majó, Cazeba, Pipoca, Paulo Reis, Sargento Carmo Neto, Seu Tonho do Barrero, Abdias Oliveira, Josino.

Fotos: Adleuza Pacheco e Lúcia Vanda